O prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Criciúma, em cota única e também a primeira parcela, vence na próxima sexta-feira, 26. As guias podem ser retiradas no site ou em um dos nove locais espalhados pela cidade. O IPTU já está automaticamente parcelado em até 10 vezes, no valor mínimo de R$ 100 por parcela, conforme cada documento. As datas também são válidas para o pagamento de alvarás e Imposto Sobre Serviços (ISS). De acordo com a Secretaria da Fazenda de Criciúma, o IPTU do Município é um dos menores do Estado.
Retirada e impressão dos carnês
Para segurança do contribuinte, além de facilitar o acesso e evitar filas, o Governo Municipal oferece um site feito especificamente para o serviço. Além da emissão dos carnês, a plataforma traz informações sobre débitos pendentes, isenção, renovação, taxa de lixo e outras informações importantes. Basta acessar www.iptu.criciuma.sc.gov.br.
Além do site, também é possível emitir as guias em locais fixos espalhados estrategicamente em todas as regiões da cidade. Os carnês podem ser retirados gratuitamente:
Procon:
Intendências do Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha
1º e 2º Tabelionato de Notas e Protestos de Criciúma
Escrivania de Paz - do Rio Maina
1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma
Paço Municipal Marcos Rovaris
Pedido de isenção até 31 de março
Para quem tem direito, o pedido de isenção deve ser feito até dia 31 de março. Para requerer o benefício é necessário ter mais de 65 anos; ser aposentado ou pensionista; possuir edificação que não ultrapasse 150 metros quadrados e o terreno 600 metros quadrados; não ser sócio ou proprietário de empresa ou pessoa jurídica; ser beneficiário do bolsa família. As dúvidas podem ser retiradas pelo telefone (48) 3431-0183 ou pelo no link [email protected].
Cota única da Taxa de Lixo até final de março
A taxa de coleta de lixo, a partir deste ano, já está incluída na conta de água e parcelada automaticamente em 12 vezes. Quem quiser pagar o tributo em cota única, deve procurar a fiscalização tributária na prefeitura, até o dia 31 de março.