Faz praticamente um ano que a conta de luz foi alvo de diversas reclamações em Criciúma e por todo o estado. E até hoje, não existe uma resposta definitiva sobre a situação, apenas foi confirmado que não existia problema em nenhum dos relógios analisados. O coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, falou sobre o assunto em entrevista ao Jornal das Nove.
“De janeiro do ano passado para janeiro deste ano, as contas de energia elétrica se readequaram, colaborando com a tese da Celesc, de que o aumento se dava pelo forte calor, com ar-condicionado e o forte calor, embora algumas casas que visitamos não tivessem esses aparelhos”, disse Colle. Segundo ele, a esperança é de que nos próximos dias sejam apresentados os resultados finais.
Logo que as reclamações surgiram, o Procon começou a verificar todas as contas de energia que haviam sofrido aumentos elevados. O Ministério Público instaurou inquérito e inclusive deu início a uma perícia dentro da Celesc, enquanto os Procons atuaram fazendo a coleta em residências e retirando relógios que foram analisados.
“Começamos atender aqueles casos em que a conta da luz passava de R$ 80,00 para R$ 500,00, tinha casos que era de R$ 600,00 e ia para R$ 4 mil. A gente atendeu mais de 500 pessoas em 20 dias no Procon de Criciúma, fizemos a triagem de todos os consumidores, elaboramos um relatório e encaminhamos ao Ministério Público”, comentou.