Há um ano, o Criciúma conquistou o inédito título da Série B do Campeonato Catarinense. Com gol do zagueiro Rayan, o Tigre venceu a final contra o Atlético Catarinense. Com 15 jogos disputados, a equipe teve dez vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, para o Nação por 1 a 0 no estádio Heriberto Hülse. O artilheiro da equipe foi Hygor, com quatro gols marcados.
A escalação do treinador Cláudio Tencati para o segundo jogo da final foi: Gustavo, Cristovam, Rodrigo, Rayan, Guilherme Silva, Marcos Serrato, Fellipe Mateus, Arilson, Thiago Alagoano, Lohan e Hygor. No segundo tempo entraram Caio Dantas, Renan Areias, Guilherme Azevedo, Claudinho e Lucas Poletto. Da lista dos 16 jogadores, dez ainda estão na equipe.
Como a disputa do estadual foi no meio da Série B do Campeonato Brasileiro, o calendário foi um grande adversário do Criciúma, com a equipe tendo que fazer até três jogos por semana. Após o término do Catarinense, o Tigre conquistou 16 pontos de 24 possíveis, sendo cinco vitórias em oito jogos. Apesar do ótimo aproveitamento, a equipe não conquistou o acesso e terminou a Série B em oitavo lugar.
Virando o ano e a página
Em 2023, voltando a disputar a primeira divisão estadual, o Criciúma teve o calendário voltando para a sua normalidade e apesar do início preocupante com apenas uma vitória em sete jogos, a equipe se recuperou na competição, eliminou o Avaí em uma histórica disputa nos pênaltis, o Hercílio Luz, mesmo perdendo para a equipe de Tubarão, e na final venceu os dois jogos contra o Brusque para conquistar o título da primeira divisão do Campeonato Catarinense após dez anos.
Na Copa do Brasil, a equipe venceu o Real Ariquemes, de Rondônia, mas foi eliminado para o Coritiba no Couto Pereira após enfrentar novamente uma decisão por pênaltis.
No Campeonato Brasileiro, desde a primeira rodada o Criciúma sempre esteve na briga por uma das quatro vagas para a Série A do Brasileiro. Atualmente, a equipe Carvoeira está em quinto colocado na tabela, com o mesmo número de pontos do Novorizontino.
Nesse período, o Criciúma trouxe figurinhas repetidas para compor o elenco, como o retorno de Eder, que voltou para a equipe após quase 20 anos. Além dele, Marquinhos Gabriel que havia deixado a equipe em agosto do ano passado para assinar com o Goiás e retornou para a equipe. Hygor, artilheiro do Criciúma em 2022, foi contratado pelo Ceará mas foi emprestado para a equipe catarinense em julho deste ano.
Durante todo esse período, o Criciúma manteve o mesmo treinador, Cláudio Tencati, que em outubro completa dois anos no comando da equipe carvoeira, ele é o oitavo técnico com mais jogos, sendo 106 jogos, com dois títulos conquistados.