A elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional para Criciúma e o sul catarinense, que vem sendo tratada com ênfase desde o ano passado, ganhou um importante impulso nesta terça-feira, 14. Em reunião em Florianópolis, lideranças da região obtiveram do Estado compromissos para a obtenção dos recursos visando a efetiva elaboração do plano.
"Foi uma conversa muito positiva essa", resumiu o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, que participou da reunião com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino. Estavam presentes, ainda, o secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande, o presidente da SC Parcerias, Gustavo Pereira, e os deputados Jessé Lopes (PSL) e Rodrigo Minotto (PDT).
Ficou definido que, no dia 21, o presidente da SC Parcerias protocolará na Secretaria dos Portos, em Brasília, um pedido de R$ 2 milhões para viabilizar o plano. "A SC Parcerias cederá os recursos via Porto de Imbituba, mas para isso precisa dessa autorização federal", informou Dagostin. No dia 24, quando o Fórum Parlamentar Catarinense vai se reunir na Acic, em Criciúma, o pedido será reforçado para os deputados federais. "É um plano para atrair investimentos, estamos muito empenhados nisso, será de fundamental importância para a região", explicou o presidente.
O Centro de Inovação também esteve em pauta. "Falamos com o secretário Lucas, ele confirmou que esse assunto está com o governador Carlos Moisés e com os deputados do sul. A solução definitiva deve sair nas próximas semanas para que possamos utilizar o antigo Complexo de Educação da unesc para fazer ali o Centro de Inovação da Região Carbonífera", concluiu.
Mais detalhes às 18h no programa Ponto Final na Rádio Som Maior.