Você já imaginou percorrer 2,5 mil quilômetros de bicicleta e sozinho, carregando equipamentos de manutenção, roupas e uma barraca? Em 25 dias? Esse é o Projeto Ubagé, realizado por Arnaldo Lage, de 56 anos, que partiu no dia 29 de abril de Ubá, em Minas Gerais, com objetivo de ir até Bagé, no Rio Grande do Sul.
“A responsabilidade do trânsito não é da prefeitura, é de quem anda. Eu tinha um sonho de viajar de bike, aí viajar por viajar seria só mais um, então tive essa ideia. Fui numa gráfica, me deram adesivos e em outra cartões”, explicou. Em todo o trajeto ele contou com um apito, para orientar motoristas e passar sua mensagem.
O Projeto Ubagé tem dois objetivos principais: divulgar o respeito ao ciclismo e também conhecer familiares que Lage acredita ter no Sul. Ele é carioca, mas sua mãe nasceu em Bagé. Durante vários dias percorreu 100 quilômetros, mesmo com chuva. "Cansa, mas o que eu passo é tão prazeroso. Tu conversa com o cara e dá um adesivo para ele, ele cola e não esquece mais", destacou.
São mais de 25 cidades no roteiro, após deixar Criciúma, partiu para Torres e depois Osório, no Rio Grande do Sul. O Projeto conta com apenas um patrocinador. Após completar o percurso pretende lançar um livro, por enquanto escreve diariamente para o site ubanews.com.
Sobre os adesivos, ele conta que não precisa oferecer. “Eu chego em um posto de combustível, e todo mundo vê aquele cara cheio de bandeiras e adereços, então chegam e perguntam o que é. Muitos também são ciclistas”, completou. Ajudas podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
Confira o Programa do Avesso: