O segundo dia do 19º Unesc em Dança está sendo marcado por oficinas, palestras e o início das apresentações nas mostras Infanto-juvenil e Sênior. Os trabalhos já iniciaram na manhã desta sexta-feira (19/10), com a Oficina de Dança Contemporânea ministrada pelo bailarino e coreógrafo Rodrigo de Andrade, de Blumenau.
As atividades do festival iniciaram nesta quinta-feira (18/10), com a palestra "Vida de Bailarina", com a diretora artística e primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, na abertura oficial do evento.
Durante as atividades na Oficina de Dança Contemporânea, os participantes realizaram exercícios que abordaram triangulação no palco, noção de espaço, visão periférica e percepção do companheiro de cena e do espaço de apresentação como um todo. Além dos exercícios realizados, o grupo, orientado por Andrade, desenvolveu uma coreografia.
Rodrigo de Andrade (Blumenau) é bailarino, professor e coreógrafo, medalha de ouro no evento Danzamerica em Córdoba, Argentina e indicado como melhor bailarino no Festival Mery Rosa em 2018. Começou seus estudos em 1999 nas modalidades Danças
Urbanas, Jazz e Dança Contemporânea e acumula várias participações e premiações em festivais de âmbito nacional e internacional.
A programação do segundo dia do Unesc em Dança contará apresentações da mostra Infanto-juvenil, até 16h30 e a Oficina de Shines Salsa – Estilo Feminino e Masculino, ministrada pela professora, coreógrafa e bailarina Carina Trombim (Curitiba), tetracampeã brasileira de salsa – solista feminino, das 16h30 às 18 horas.
A partir das 18 horas, o doutorando em Motricidade Humana, mestre em Performance Artística, especialista em Dança Educacional e graduado em Educação Física, Marco Aurélio Souza, fará sua palestra e contará sua experiência como professor – ele foi membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da Furb, do qual é coordenador atualmente – e pesquisador da área.
Às 19 horas, bailarinos de diversos estados sobem ao palco do Unesc em Dança para as primeiras apresentações da mostra Sênior.
As atividades do festival continuam até sábado (20), com oficinas, palestra e apresentações de dança.