Com a finalidade de oferecer acolhimento e apoio psicológico para as pessoas em situação de sofrimento psíquico por conta do isolamento social, inicia suas atividades nesta terça-feira (1/4) o Programa Acolher Unesc Covid-19. Essa será mais uma ação da Universidade, que coloca sua equipe à disposição da comunidade unindo esforços ao combate à pandemia que o mundo enfrenta.
Estarão disponíveis, no total, 36 psicólogos vinculados ao curso de Psicologia, ao programa de mestrado em Saúde Coletiva, ao programa de Residência em Saúde Coletiva e ao Acolher Unesc, ação lançada em 2019 como foco no atendimento aos estudantes e, diante do cenário atual, ampliado em novo formato para toda a comunidade
Conforme a coordenadora do Programa, Graziela Amboni, o Acolher Unesc Covid-19 irá oferecer acolhimento e alívio da angústia, assim como encorajar ao indivíduo para que lide com a situação da melhor forma possível.
De acordo com a professora, fatores como isolamento social e impedimento de trabalhar geram angústia e sofrimento que precisam ser enfrentados de forma adequada. "Este sofrimento pode se agravar se não for trabalhado corretamente, e para isso podemos contar com profissionais que zelam pelo cuidado da saúde mental", destaca.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa é mais uma contribuição que faz parte do papel da Instituição "Por ser uma grande Universidade a Unesc apresenta a ciência, a pesquisa e os seus serviços de excelência já comprovados para a comunidade externa neste momento de tamanha necessidade. Esse é o papel de uma Universidade, de fato, da comunidade. Estamos certos de nossas contribuições nesse momento diverso. Este programa é para todas as pessoas de todos os municípios", acrescenta.
Com a manutenção da necessidade de isolamento social, medida de extrema importância para evitar o contágio da doença, o atendimento será feito, é claro, de forma virtual, pelo Whatsapp. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo contato (48) 99644-1887.
Para solicitar o atendimento de escuta psicológica qualificada, o usuário do serviço deve enviar uma mensagem de texto na ferramenta Whatsapp, dizendo "Oi" e escolhendo, em seguida, a opção 5.
Todos os profissionais da Universidade envolvidos no projeto são cadastrados junto ao Conselho Regional de Psicologia. Os atendimentos são gratuitos e garantem o sigilo e as normas éticas de atendimento online. Caso seja necessário realizar encaminhamentos para outros serviços de saúde, conforme Graziela, tal circunstância se dará de acordo com a rede de atenção em saúde mental do município.