A Unesc esteve representada nesta quarta-feira (10/04) em Brasília em encontro dos reitores do Sistema Acafe para tratar sobre o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com o diretor de Gestão de Fundos Benefícios, Luiz Blumm, e com o coordenador geral de Suporte Operacional e Financiamento Estudantil, Flávio Carlos Pereira. A representante da Universidade no encontro foi a Chefe de Gabinete Gisele Coelho Lopes.
O apelo inicial levado pela Acafe, de acordo com Gisele, foi a possibilidade de criação de um Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) especial para as universidades comunitárias. Ao longo da conversa, no entanto, Blumm reiterou a parceria do FNDE para o apoio às Comunitárias, tendo em vista que todas as vezes que surge um novo Projeto de Lei, este é encaminhado para que o FNDE analise e emita seu parecer.
Entre os resultados do encontro esteve a discussão sobre a criação de um grupo de trabalho que envolva parlamentares, Abruc (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) e Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas). O grupo serviria para discussão de possibilidades de inclusão das Comunitárias em um processo de sensibilização e criação de um projeto para a instalação de um financiamento estudantil especial para as Comunitárias.
Para a Chefe de Gabinete, a avaliação do encontro significa mais um passo dado em prol das universidades comunitárias. "Pudemos apresentar números e mostrar a realidade dentro das nossas instituições, o que embasa a necessidade de que o governo dê um olhar especial para a categoria. Todo o apoio conquistado, todo o diálogo feito e os contatos trocados valem a pena nesse trabalho de garantir a força das universidades", comentou.