A Unesc está promovendo uma ação especial até o dia 21 de fevereiro em comemoração ao Dia Internacional da Doação de Livros, celebrado no dia 14 deste mês. A iniciativa visa incentivar o compartilhamento de livros, contribuindo para a construção de um futuro mais justo, inclusivo e acessível ao conhecimento.
A campanha ressalta que cada livro doado pode contribuir para novas possibilidades de aprendizado, cultura e integração social. "A Unesc idealiza essa ação com o objetivo de incentivar a doação de livros que, muitas vezes, ficam guardados e sem uso", ressalta a coordenadora da Biblioteca Central Professor Eurico Back, Elisangela Just Steiner.
Conforme a analista administrativa da diretoria de Extensão, Bruna Ferreira, "cada livro doado tem o potencial de gerar novas conexões e integrar diferentes comunidades de leitores, criando uma rede de solidariedade e inspiração mútua. Muitos livros que ficam guardados nas prateleiras podem ter uma nova vida nas mãos de pessoas sedentas por novos conhecimentos", pontua Bruna.
Diversidade de obras
Não há restrições quanto aos tipos de obras que podem ser doadas, todas as obras literárias são bem-vindas. Isso inclui desde clássicos da literatura brasileira e internacional até livros técnicos, científicos e de literatura infantojuvenil. "A diversidade de obras possibilita que a doação atenda a diferentes públicos e interesses, garantindo que cada livro possa ter um impacto significativo na vida de quem o receber", comenta a coordenadora da Biblioteca da Unesc.
Pontos de doação
A Universidade, em parceria com diversos espaços de acesso à leitura, disponibilizou pontos estratégicos para a doação de livros, que estão prontos para receber as contribuições da comunidade. Os pontos de doação incluem:
-
Biblioteca do Hospital São José
-
Biblioteca do Campus de Araranguá
-
Biblioteca Central Professor Eurico Back
Nestes locais, a comunidade poderá doar desde livros acadêmicos até obras de ficção, literatura infantil e muito mais.