Foi assinado nesta segunda-feira, 17, a liberação de R$ 206 milhões em bolsas de estudo para o ensino superior para universidades de Santa Catarina. Em Criciúma, uma das beneficiadas pela liberação será a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que prevê um aumento de 10% no total de recursos.
De acordo com a reitora da universidade, Luciane Ceretta, a concessão das bolsas dos artigos 170 e 171 são extremamente importantes para que novas pessoas possam ter a oportunidade de ingressar no ensino superior. “Essas bolsas são fundamentais para o ingresso de novos alunos e também para a permanência daqueles que já estão conosco, já que muitos não teriam outra forma de acessar um ensino superior de qualidade em uma universidade se não fosse com este apoio”, destacou.
Na Unesc, aproximadamente mil novos alunos terão acesso às bolsas do UniEdu em 2020, o que representa um volume de quase R$ 10 milhões que contribuem para a permanência destes estudantes. Além disso, houve uma mudança significativa na maneira como estas bolsas são renovadas.
“Até o ano passado essas bolsas eram renovadas semestralmente, em que o aluno precisava concorrer novamente à bolsa do artigo. Agora, essa inovação pertinente, a qual foi uma solicitação das instituições, permite que o aluno acesse a bolsa e permaneça com ela durante toda a sua graduação”, ressaltou a reitora.
As bolsas do UniEdu são concedidas de acordo com o nível de carência dos alunos, podendo conceder descontos de 50% até 100% aos estudantes. A seleção é feita a partir de um cadastro no sistema do UniEdu, em que o artigo 170 representa bolsas para pesquisa e ensino, com o retorno de atividades em prol de da comunidade, e o 171 é referente às bolsas para o desenvolvimento de projetos específicos da universidade.