Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

União tem 24h para transferir pacientes que aguardam por leitos clínicos no Oeste de SC

Pacientes deverão ser enviados a qualquer região do país que ainda tenha vagas disponíveis

Por Paulo Monteiro Chapecó - SC, 07/03/2021 - 14:40
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 2º Vara Federal de Chapecó determinou neste sábado, 6, por meio de uma liminar, que a União transfira imediatamente todos os pacientes que aguardam em uma fila de espera por leitos clínicos para qualquer cidade do país que ainda tenha vaga. A determinação partiu de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), de Santa Catarina (MPSC) e do Trabalho (MPT).

A ideia é de que pacientes clínicos estáveis que venham a precisar de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 sejam transferidos para um local que possa de fato atendê-los.

Inicialmente, a remoção deve ser feita pelo Governo do Estado dentro do próprio território catarinense. No entanto, caso não haja vagas em nenhum lugar de SC, a União precisa promover a transferência para outras cidades, de qualquer estado da Federação.

O objetivo é que Chapecó, Xanxerê e região possam conter um quantitativo que proporcione o atendimento de forma adequada pelo sistema local. As transferências, inclusive, devem ocorrer nos casos em que não exista contraindicação médica, conforme os protocolos aplicáveis.

O Oeste é a região que se encontra em estado mais crítico da pandemia de Covid-19 atualmente em SC. Um terço dos pacientes com Covid-19 que estão na fila por leitos de UTI e leitos clínicos no estado estão lá. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito