O Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) está lançando uma cartilha que trata do Boto Pescador de Laguna. O trabalho, realizado pelo projeto articulador do curso, tem o objetivo de chamar atenção da preservação da espécie e reúne informações importantes sobre a pesca com apoio dos botos. O material está em formato digital, com distribuição gratuita.
A cartilha aborda as questões biológicas, a alimentação, reprodução e os hábitos do boto. O material chama atenção para a preservação da espécie, e da prática de pesca, onde os botos auxiliam os pescadores de Laguna, e que é considerada patrimônio imaterial.
A professora Camila Zomer Spindola, que trabalhou na orientação da disciplina de projeto articulador, diz que o trabalho foi algo inusitado e desafiador pelo formato e pelo tema. “Foi uma experiência gratificante. Percebo que é um assunto muitas vezes tratado de forma superficial, as pessoas sabem da existência do boto, mas não sabem o que está acontecendo em relação à mortalidade pela pesca predatória”, alerta a professora, lembrando que em 2018 foram registradas 15 mortes de botos.
Baixe a cartilha aqui
Outro professor que também participou do trabalho, André Freccia, chama atenção para outro fator. A poluição da bacia do Rio Tubarão, que afeta todo o ecossistema. Os dois fatores podem acarretar a redução da população de botos na região. O professor explica que a escolha do tema foi procurando atender as metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A professora Camila, ainda está na expectativa de futuramente poder trabalhar melhor o material. “Acredito que teremos a oportunidade de poder trabalhar com este material de outras formas. Divulgando ainda mais a importância do boto pescador de Laguna”, comentou.