Nesta segunda-feira (05) surgiu o questionamento de que algumas unidades de saúde de Criciúma ainda tem idosos com mais de 68 anos para serem vacinados contra a Covid-19, enquanto outras já estão vacinando pessoas com 67 anos completos. Para responder a questão, a equipe da Som Maior entrou em contato com a Kelli Barp, responsável técnica pelo setor de imunização do município. Através de uma entrevista ao programa Adelor Lessa, ela esclareceu a situação.
A vacinação em Criciúma, contra o coronavírus, está ocorrendo conforme os cadastros realizados no site Minha Vacina. Mas as unidades de saúde têm enfrentado algumas dificuldades. Um dos exemplos destacados por Barp é comunicação com os moradores. Erros cadastrais, mudança de moradia e falha de sinal telefônico estão entre os relatos das agentes de saúde.
Ainda há casos como deslocamento para praias e sítios. Idosos cadastrados no site optaram em se isolar em locais remotos e fora da abrangência da Secretaria Municipal de Saúde. Alguns se recusaram em retornar ao município, desse modo ainda existem moradores com mais de 68 anos que não foram vacinados.
Segundo Kelli todas as unidades de saúde seguem a mesma orientação e devem estar vacinando pessoas com 67 anos ou mais. Ela destacou que caso alguma irregularidade seja constatada, o morador pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde.