Com o objetivo de fortalecer e estreitar laços com acadêmicos e trazer um evento nacional para Criciúma, a UniSatc recebeu os representantes da SAE Brasil, com o intuito de apresentar o campus do Centro Universitário visando a candidatura para sediar a Etapa Sul do Baja Sul. A competição estimula que as equipes inscritas se envolvam com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
A competição ocorre desde 1994 e reúne universidades de várias regiões do país. A UniSatc já participa das competições desde 2009. "Nós já fomentamos essa ideia de ter uma edição do Baja aqui na Unisatc há muito tempo. Já havíamos discutido isso entre os diretores e tivemos apenas respostas positivas. Por isso, temos bastante interesse, seria bom para o Centro Universitário e para a cidade, que receberá um grande evento", afirmou o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.
Além de conhecer o Campus, os organizadores puderam ver as instalações que serviriam como alojamentos, toda parte de alimentação das equipes e, claro, o local da pista de competições.
"Estamos buscando ter representatividade em todo o Sul do Brasil. Já tivemos competições no Rio Grande do Sul e Paraná. Olhamos para todos os aspectos, o que dá certo para o evento e também o que seria benéfico para a instituição. Por enquanto, temos vários contatos de muitas entidades querendo receber e esperamos conseguir costurar um formato que dê certo para a UniSatc", explicou João Guilherme Bresolin, um dos organizadores do evento.
A competição deverá ocorrer no segundo semestre de 2023. Um dos grandes prêmios é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.