Todos os médicos e enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Içara, participaram esta semana de uma capacitação sobre urgência e emergência. O curso, organizado em três encontros, e viabilizado pela Secretaria de Saúde, ficou por conta das enfermeiras Mariane Machado Muller e Maria Lúcia Gonzaga de Jesus.
Na oportunidade, os profissionais receberam ensinamentos teóricos e práticos voltados ao acolhimento e classificação de risco, acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, parada cardiorrespiratória, queimaduras, práticas em punção venosa periférica, entre outros.
"Não é comum atendermos estes pacientes, porém, sabemos da importância de oferecer essa capacitação aos nossos profissionais, que, caso recebam este tipo de urgência, tomarão decisões sérias e realizarão procedimentos para recuperação do paciente e prevenção de possíveis sequelas", enfatizou a coordenadora de Atenção Básica Iane Savi.
"Nosso objetivo é possibilitar a nossos profissionais a capacitação permanente para melhorar ainda mais a qualidade do nosso atendimento e serviços", completou a secretária de Saúde Jaqueline dos Santos.