Desde as primeiras horas deste sábado (7), o 4º Batalhão de Bombeiros Militar colocou todo seu efetivo de prontidão para atender as ocorrências relacionadas às chuvas na região. Urussanga concentra o maior número de incidências, tendo sete atendimentos em andamento. Um caso também é atendido em Criciúma. Içara e Forquilhinha estão sob monitoramento integral.
No momento, estão atuando 32 bombeiros militares e comunitários, cinco viaturas com embarcação e três caminhões de resgate. A equipe de Força-Tarefa 4, do batalhão de Criciúma, foi acionada na manhã deste sábado, por conta do aumento no nível do Rio Sangão.
Desde a terça-feira (3), quando iniciou a chuva em Santa Catarina, o CBMSC atendeu 184 ocorrências, em 76 municípios. Foram 45 atendimentos a mais entre o final da tarde de ontem e esta manhã.
A equipe da Força-Tarefa 8, de Tubarão, já está no nível de prontidão, ou seja, os militares já estão concentrados no Batalhão, com os equipamentos prontos para atuação quando necessário.
Recursos empregados
Até o momento, 285 bombeiros e 115 viaturas já foram empenhados para atendimento das ocorrências relacionadas com as chuvas. As equipes deslocadas são de São José (10º BBM), Xanxerê (14º BBM) e Curitibanos (2º BBM). Já o helicóptero Arcanjo 03 é de Blumenau (3º BBM).
Três equipes de Forças-Tarefa (FT) já estão atuando no 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul. Os militares destas FT são especialistas em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE) e foram deslocados com embarcações, viaturas e equipamentos necessários para reforço e pronta operação.
Todas as equipes de Força-Tarefa do estado estão em sobreaviso para caso seja necessário emprego, além do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH). Em Florianópolis, foi montada uma sala de situação do CBMSC dentro da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, coordenada pelo Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza, com integrantes do comando da corporação, trazendo decisões e monitoramento 24 horas.