Quatro unidades de saúde de Criciúma já estão com profissionais a disposição para aplicação da vacina BCG. A vacina é aplicada em crianças recém-nascidas e tem como objetivo prevenir a Tuberculose, principalmente em formas mais graves, como a meningite tuberculosa e, também, a tuberculose miliar - a qual é espalhada pelo corpo.
Em Criciúma, as unidades dos bairros Rio Maina, Mina do Mato, Paraíso e São Defende já contam com profissionais capacitados para a aplicação da BCG. Já as unidades do Centro Social Urbano (CSU) e da Quarta Linha não estão possuem servidores aptos para este tipo de vacinação, os quais estão de férias.
De acordo com a enfermeira do setor de imunização de Criciúma, Liane Magnus da Silva, a BCG é uma vacina especial e, por isso, somente profissionais com um curso de aperfeiçoamento e especialização para aplicação da vacina podem aplicá-la de fato. “A vacina precisa de uma certa técnica por ser subcutânea, aplicada embaixo da pele e em recém nascidos, por isso precisa de muito cuidado”, destacou.
Liane comenta também que, mesmo que a criança possua a carteirinha cadastrada na região central, os pais podem procurar qualquer uma das unidades citadas para realizar a aplicação. “Independente do lugar onde a pessoa mora, se ela chegar na Mina do Mato, no Rio Maina, no Paraíso ou no São Defende, as meninas irão realizar a vacina”, ressaltou a enfermeira.