Neste final de semana o município de Criciúma recebeu 1.800 doses de vacinas contra o coronavírus. Ainda no sábado, cerca de 50% dos imunizantes já foram aplicados em idosos de 68 anos ou mais. Algumas unidades de saúde já conseguiram iniciar a vacinação da população com 67 anos.
Questionado sobre a expectativa do fim dessa fase do calendário nacional de vacinação, Acélio Casagrande, secretário municipal de saúde, relatou que se o ritmo se manter em maio deve ser concluída. "Nós precisamos de mais 10 mil doses para vacinar os que nós temos a cima de 60 anos. Então vindo 2 mil doses por semana, ou 2,5 mil, nós conseguimos em questão de 45 à 60 dias liquidar essa faixa etaria.", disse Acélio.
Conforme o site Minha Vacina, até o momento, cerca de 13 mil idosos, moradores de Criciúma, já receberam a primeira dose da vacina.
As 1.800 doses recebidas neste final de semana devem ser finalizadas ainda nesta segunda-feira (05). No período da manhã, as agentes comunitárias estarão entrando em contato com os idosos e agendando a vacinação. O montante restante não é suficiente para vacinar todos que possuem 67 anos, por isso os moradores devem aguardar o contato da unidade básica de saúde.
Segunda dose
Os moradores que receberam a primeira dose do imunizante Coronavac devem receber a segunda dose dentre 21 à 28 dias. Segundo Acélio Casagrande, os idosos devem ser contatados pelos agentes comunitários, mas caso prefiram, podem entrar em contato com a unidade de saúde.
Já as pessoas que receberam a vacina da versão da Astrazeneca devem receber a segunda dose 3 meses após a primeira aplicação.