Boa parte da população brasileira ainda tem dúvida em relação à vacinação contra a Covid-19. Como se vacinar, quem procurar e quando receber a primeira dose são algumas das perguntas que pairam sobre muitas pessoas. Em entrevista ao Ponto Final da Rádio Som Maior nesta segunda-feira, 22, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, tirou algumas dúvidas sobre o processo.
Criciúma nunca paralisou o processo de vacinação e, assim que chegam novas doses ao município, dá-se continuidade a imunização. Na cidade, conforme o Plano Nacional, os grupos prioritários continuam sendo os trabalhadores da saúde e idosos.
“O percentual de criciumenses que já tomaram a primeira dose é em torno de 4%. Acima de 90 anos temos 99% de vacinados. Acima de 85 anos, é praticamente 85%. E acima de 75, faixa etária que começamos a atender no sábado, já estamos com 70% de vacinados”, pontuou Acélio.
A chegada de mais 4.130 doses da vacina contra a Covid-19 fez com que o município pudesse iniciar o agendamento e vacinação de idosos acima de 71 anos de idade a partir desta terça-feira. A vacinação de idosos com mais de 75 anos e também de profissionais da saúde segue ocorrendo.
O que fazer para poder receber a dose da vacina em Criciúma
O primeiro passo para entrar na fila de espera para a vacinação contra a Covid-19 é se inscrever no site minhavacina.criciuma.sc.gov.br. Lá, basta rolar a página, procurar o card “realize o seu cadastro” e informar os seus dados.
“O Minha Vacina é um site onde as pessoas se cadastram por bairro e unidade de saúde. Hoje, sabemos exatamente onde estão e quantos são os idosos acima de 71 anos de idade. Para que as pessoas não se aglomerem ou fiquem horas dentro de um carro em drive-in, temos essa organização. As pessoas cadastradas no Minha Vacina são chamadas quando chegar a sua vez”, ressaltou Acélio.
Criciúma conta com uma agente comunitária para cada área coberta em Criciúma. São cerca de 270 agentes que ligam para as pessoas cadastradas no site Minha Vacina e agendam a vacinação. À pessoa cadastrada no site, basta aguardar a ligação e o contato da unidade de saúde mais próxima.
No próprio site Minha Vacina de Criciúma, há uma área dedicada exclusivamente a dúvidas de usuários. Ali há um agente que irá orientar o morador em relação a vacinação.