Abandonar o consumo de alimentos e produtos com origem animal pode parecer difícil, mas o veganismo vem crescendo 40% a cada ano. Simpatizantes da causa ou apenas atentos à demanda crescente, como pequenos e médios empresários, vêm investindo alto nesse promissor nicho de mercado. A nutricionista Louyse Damásio fala sobre o assunto.
“Eu escolhi parar de comer carne no meio de uma família de gaúchos. É um estilo de vida, onde retira não só da alimentação, mas dos cosméticos, coisas que explorem essa outra vida”, explicou.
Aproximadamente cinco milhões de brasileiros não consumem produtos de origem animal. A procura pelo termo “vegano” no Google cresceu quase 1000% nos últimos cinco anos.
“A alimentação vegana atinge todos os níveis que uma alimentação onívora atingiria. Os veganos aumentam em 80% o consumo de frutas e vegetais. Isso influencia muito na saúde”.
Segundo a nutricionista, o primeiro passo para se tornar vegano é estabelecer metas, sendo importante estruturar a mente para manter a nova rotina. Um prato bastante comum, pode ser considerado vegano. “A lasanha é um prato vegano. Todos os pratos que possuem carnes podem se tornar veganos”, contou Louyse.