Notícia atualizada às 11h05
Um vereador e dois servidores da Câmara de Morro da Fumaça foram afastados após operação da Polícia Civil deflagrada na manhã desta terça-feira (5). As investigações iniciaram em outubro de 2023 e apuram desvio de verba pública em benefício dos particulares e de servidores do Legislativo.
Os nomes não foram divulgados. Este conteúdo será atualizado conforme a apuração de mais informações.
Segundo a Polícia Civil, onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em dezembro, após manifestação do Ministério Público e aceitação da Justiça. As investigações apuram dois fatos e um deles é o motivo da operação desta terça. Segundo a polícia, os servidores teriam realizado uma simulação de contrato de prestação de serviço para permitir o desvio da verba pública e, por consequência, o rateio do "lucro" entre os investigados.
Diante das informações colhidas, a Polícia Civil pediu à Justiça a autorização para novas buscas e apreensões, assim como o afastamento de dois servidores efetivos e do vereador. Também foi pedido o sequestro de valores dos investigados para, desta forma, garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.
As investigações prosseguem para apurar a outra suspeita, que é uma possível compra de itens em quantidade e valores superfaturados, assim como o envolvimento, ou não, de outros servidores.