O Criciúma apresentou mais dois reforços para a temporada 2025 na tarde desta segunda-feira (20). O goleiro Caíque, ex-Grêmio, e o zagueiro Luciano Castán, que estava no Sport, chegam em definitivo para o ano. Os dois atletas, inclusive, estiveram disponíveis já para o jogo desse domingo (19), onde o goleiro ficou no banco e Castán jogou todos os 90 minutos, na partida que concedeu o título da Recopa Catarinense para o Tigre.Caíque Luiz Santos da Purificação tem 27 anos e nasceu em Salvador (BA).
Caíque
O novo goleiro do Tigre, que passou pela Seleção Brasileira de base, iniciou a carreira no Vitória, onde se profissionalizou e teve empréstimos ao CSA e para o futebol do Chipre. Com 1,98m de altura e o apelido de "CatBlack", o goleiro chegou ao Ypiranga de Erechim em 2023 e na sequência despertou o interesse do Grêmio. No clube de Porto Alegre, Caíque teve atuações destacadas nas duas últimas temporadas.
Por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, na qual Caíque teve participação importante no apoio aos desabrigados, o goleiro aproveitou as férias com a família, sem muitas preocupações com o futebol. "Passei um momento complicado em 2024, resolvi ficar 30 dias sem treinar, aproveitar férias e amigos. Fiquei esse período sem treinar e aos poucos estou voltando, pegando a parte física, para estar a disposição do técnico Zé Ricardo", explica.
Questionado sobre sua chegada ao Criciúma, Caíque minimiza os comentários sobre sua titularidade imediata. "Status de titular ninguém tem, ninguém tem cadeira cativa dentro de um clube. Quando tiver minha oportunidade vou mostrar minhas qualidades", afirma o novo goleiro.
Luciano Castán
Luciano Castán da Silva tem 35 anos e é natural de Jaú (SP). O zagueiro foi das categorias de base do União São João, onde se profissionalizou. Castán ainda passou por clubes como Paraná, Bragantino, São Bernardo, Portuguesa, Brest (França), Al-Khor (Catar), e retornou ao Brasil em 2019 para duas temporadas no CSA. Depois defendeu o Coritiba, Guarani, Cruzeiro (onde trabalhou com o treinador Zé Ricardo), e no ano passado conquistou o acesso para a elite do futebol Brasileiro com o Sport. No clube pernambucano, ele fez 47 jogos e marcou dois gols.
Já experiente e com três acessos nos últimos quatro anos, Castán sua decisão de chegar ao Tigre. "Confesso que sempre ouvi falar muito bem aqui do clube, da cidade e do estado. O Criciúma sempre esteve aos meus olhos, acompanhando de longe. Muito feliz pela oportunidade e essa primeira impressão aqui está sendo muito boa, tudo que eu ouvi falar nos últimos anos estou vendo aqui com meus próprios olhos", relata.
O novo zagueiro da equipe carvoeira conhece alguns jogadores do elenco atual do Criciúma, um deles é o zagueiro e capitão Rodrigo. "Estivemos juntos no Paraná Clube, a gente já se conhecia. Ele é um grande profissional, tenho acompanhado a carreira dele e toda a história que ele tá fazendo com essa camisa. Ontem dentro de campo as coisas fluíram muito bem, fizemos uma grande partida", relembra.
Veja a coletiva de apresentação na íntegra: