O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) acionou a Marinha, o Ibama e as prefeituras municipais para fortalecer a fiscalização contra o despejo irregular de esgoto no mar em Santa Catarina. A medida foi tomada após a circulação de imagens que mostram um navio despejando resíduos a menos de 3 mil metros da costa de Balneário Camboriú , no dia 04 de fevereiro, por volta das 14h . A presidente do IMA, Sheila Maria Martins , afirmou que o órgão tem recebido diversas denúncias desse tipo de prática.
Segundo ela, as empresas responsáveis pelos navios alegam que os resíduos passam por tratamento antes do descarte. "Na verdade eles dizem que fazem o tratamento e depois eles lançam no mar. Muitas vezes esses vídeos chegam a gente de forma a tadia, essas informações. Quando a gente coleta o material no local, a gente não consegue o resultado mais firredigno a respeito do material que foi lançado naquele local. Nós pedimos esclarecimentos aos municípios, pedimos esclarecimentos ao Ibama e também à Marinha para que nos ajude a fazer essa fiscalização em esse controle, considerando que, em área no mar, a competência para isso não seria do órgão ambiental estadual", destacou.
Além disso, o IMA lançará um aplicativo de denúncias , permitindo que a população registre ocorrências em tempo real . “Nosso litoral é extenso e não há técnicos suficientes para monitorar tudo. Precisamos que a população nos ajude, pois essas imagens são fundamentais para identificar irregularidades”, afirmou.
Ouça na íntegra o que disse a presidente do IMA, Sheila Maria Martins: