O Criciúma apresentou oficialmente na tarde desta sexta-feira (17), mais dois reforços para a temporada 2025, o lateral-direito Léo Alaba, que chega emprestado pelo AFS, de Portugal, e o meia-atacante Gabriel Barros, que estava no Avaí, mas chega por empréstimo junto ao Internacional.
Leandro Santos do Nascimento tem 25 anos e é natural de Valença, na Bahia. O lateral-direito iniciou a carreira no E.C. Olimpia e atuou no São Joseense. Logo depois se transferiu para o futebol português, no Vilafranquense. Na sequência o atleta foi contratado pelo AFS Futebol SAD, onde foi peça importante no acesso para a Primeira Liga no ano passado, com 34 jogos disputados.
Gabriel de Sousa Barros tem 23 anos e é natural de São Paulo (SP). O meia-atacante foi das categorias de base do Flamengo e do Ituano, onde se profissionalizou e despertou o interesse do Internacional. Ele chegou no clube gaúcho em 2023 e na temporada seguinte defendeu o Atlético Goianiense e o Avaí.
Estreia
Os dois jogadores já tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e podem fazer suas estreias já neste domingo (19), diante do Concórdia, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela Recopa Catarinense e também pela segunda rodada do Campeonato Catarinense. Na coletiva, os reforços informaram estar aptos para entrar em campo. "Eu particularmente já vinha treinando. A temporada não parou, então só estou um pouco sem ritmo de jogo, por não vim jogando, mas eu estou bem fisicamente, estou confiante e trabalhando", relata Léo Alaba, que estava no futebol português. "Também estou bem, só preciso de ritmo de jogo, tô confiante e espero ajudar domingo que é valendo um título, mas que possamos iniciar com o pé direito", conta o meia.
Para o lateral, a grandeza do Criciúma foi determinante para a decisão de retornar ao futebol brasileiro. "Quando eu recebi o convite do meu empresário, que o Juliano tinha avançado nas negociações, eu não pensei duas vezes em vir para o Brasil", relata. Segundo Alaba, que ganhou o apelido na infância por conta do lateral austríaco, o futebol no Brasil tem semelhanças com o de Portugal. "Taticamente, questão de força, intensidade. Eu acho que já estou habituado com isso e não vou ter dificuldade com essa questão", considera.
Em 2024, Gabriel Barros jogou pelo Avaí, mas não teve muitas oportunidades no time de Florianópolis, e espera um recomeço na equipe carvoeira. "As expectativas são as melhores possíveis. Estou numa grande equipe, que é o Criciúma. Não tive muitas oportunidades, mas estamos em 2025, é um novo ano, e estou preparado", afirma.
Veja a coletiva de apresentação na íntegra: