Podcasts
Direito Autoral e Propriedade Intelectual (30/05/2018) / 18099
Direitos autorais de composições podem render um bom dinheiro aos compositores. O Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, recebeu o compositor e gestor de marketing, João Gabriel Penatta Alves e o advogado e músico João Paulo Mondardo Rocha, para um papo sobre composições.
“O controle sobre isso se torna muito mais difícil do que antigamente. Antes a transmissão era só pela televisão, onde o autor ia lá tocar num programa de televisão”, destacou João Gabriel, se referindo ao registo de músicas. Apenas uma liberação para cantar uma canção pode custar R$ 15 mil.
Plágios não acontecem apenas nesta área. As sociedades de defesa de direitos autorais surgiram no início do século XX em nosso país. Não contavam com fins lucrativos e na maioria foram fundadas por autores e pessoas ligadas a música. É possível registrar a letra ou mesmo apenas a melodia.
“Se tiver como comprovar e por mais que não tenha feito o registro, pode acionar a Justiça falando que é o pai da obra, informando que um terceiro tirou vantagem”, destacou João Paulo.
Programa do Avesso de 30/05/2018
Sobre o Programa do Avesso:
Pity Búrigo e Mano Dal Ponte comandam diariamente, e ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 13 às 14 horas, um programa diferente de tudo que você já ouviu no rádio, um talk show repleto de surpresas, convidados inusitados e perguntas nunca antes feitas.
Já passaram pelos microfones calibrados do Programa do Avesso figuras como o eterno trapalhão Dedé Santana, Moacyr Franco, Alcione, Erasmo Carlos, Diogo Portugal, Gustavo Mendes, Fernanda Souza, Supla, Patati Patatá, Arthur Veríssimo, Eduardo Moreira, Milioli Neto, Aquiles Preister, Paulo Zulu, Marcos Frota, Thedy Correa, Velhas Virgens, Dazaranha, Matanza, Dead Fish e tantas outras bandas, celebridades, ilustres desconhecidos fazendo tantos programas inesquecíveis na Rádio Som Maior FM 100,7