Podcasts
Homero Haymussi (18/02/2019)
O programa Do Avesso desta segunda-feira (18) recebeu o geógrafo Homero Haymussi, que por muitos dias está na programação da rádio Som Maior atualizando os ouvintes sobre a previsão do tempo da região. O profissional falou de sua trajetória, explicou como funciona a verificação da previsão do tempo e contou das dificuldades antigas com a falta de tecnologia e quanto ela contribui atualmente.
Haymussi se formou em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e começou a se envolver com meteorologia e climatologia na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). “Eu não sou meteorologista, sou geógrafo, mas se tu está convivendo com gente que sabe vai aprender. A gente começou com metereologia em 1986 na Epagri, junto com o Márcio Sônego e o Ronaldo Coutinho, a partir dali que começou”, contou.
O geógrafo falou que era difícil a comunicação no início pela falta de recursos tecnológicos. “Antigamente não tinha essa tecnologia, o que tinha era o XP, era uma máquina de escrever melhorada. Naquela época era fax ainda, então nós recebíamos de Brasília uma imagem do satélite e uma carta do tempo de manhã e outro a tarde. Mandava para as rádios do interior tudo por telex”, explicou.