Podcasts
Wilson Balod (26/02/2019)
Wilson Balod tem 77 anos e nasceu em Orleans. Casou-se com Teresinha Guglielmi Balod (faleceu em 2013) e teve quatro filhos: Grayce, Vitor, Mirian e Priscila.
A Casa de Bicicletas Balod ficava na rua Henrique Lage e teve início com Vitor Henrique Balod, pai de Wilson. Inicialmente eles começaram com máquinas de costura, porque a esposa de Vitor, Ana Frida Balod, era costureira. Com o passar do tempo, passaram a trabalhar com o aluguel e venda de peças de bicicletas. Quem tomou a frente dos negócios foi Ana Frida. Ela ia a Porto Alegre fazer as compras. Ela passou a ser um nome forte no comércio de Criciúma
Em 1950, com menos de 10 anos de idade, Wilson já ajudava a família nos negócios. Estudava pela manhã e à tarde trabalhava. Eles foram assistência técnica e representantes das bicicletas Monark e Caloi e também das máquinas de costura Singer e Eigin, todos nomes fortes à época. Wilson chegou a ir a Monark e a Caloi fazer cursos. Além disso, eles vendiam ainda na Casa Balod as famosas Mobyletes e Monaretas, que eram febre entre adolescentes da época.
Em 1984, o pai de Wilson morreu e a loja passou a ser tocada por ele e sua mãe. Em 1995, Ana Frida passou a loja para o nome de Wilson que continuou com os negócios da família até se aposentar. Foram 55 anos de dedicação.