Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 27/09/2023 - 07:03 Atualizado em 27/09/2023 - 07:19

Seguem articulando, se movimentando, para aumentar o numero de vereadores para Criciúma.

Mas, pelo menos por enquanto, movimentos e articulações na própria câmara, por vereadores que projetam tentativa de reeleição no ano que vem, ou no ambiente da política, por aqueles que projetam uma candidatura a vereador

O eleitor, cidadão pagador de impostos, continua distante disso. 

Dos argumentos usados para defesa de mais vereadores para a cidade, estão dizendo agora que o percentual de repasse da receita do município para a Câmara foi reduzido, era 7% e baixou para 5%, e mesmo assim, sobra dinheiro na Câmara. Então, tem como bancar mais vereadores.

Argumento frágil, chega a ser pífio.

A cidade não precisa de mais vereadores. Precisa de muitas outras coisas.

Ouça o editorial completo: 

 

Por Adelor Lessa 27/09/2023 - 18:53 Atualizado em 27/09/2023 - 18:56

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, deu um breque de arrumação. Congelou todas as mudanças que estavam previstas no primeiro escalão do seu governo.

Decidiu não fazer a entrada do seu filho no secretariado e manter a "mão de ferro" do governo, Danieli Porporatti. Pelo menos por mais alguns dias.

O assunto foi destaque do comentário no Ponto Final desta quarta-feira (27):

 

Por Adelor Lessa 28/09/2023 - 07:21 Atualizado em 28/09/2023 - 07:25

Em um colégio de Santa Catarina, em Videira, uma professora de português que dava aula para turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental, gravou um vídeo para ensinar a linguagem neutra aos estudantes.

No vídeo, orientava a usar a palavra “todes” como alternativa ao termo “todos”.

Dizia que era necessário para respeitar as pessoas não-binárias, que podem se sentir ofendidas ao serem chamadas de “todos”, então orientava no vídeo a não usar mais “todos” ou “todas”, usar “todes”.

Vamos combinar né? Nada a ver, na sala de aula, no meio da aula, como se fosse da política pedagógica, como se fosse da formalidade, não façam isso com as crianças, não atropelem, não coloquem o carro na frente dos bois.

A professora foi demitida e não vou nem entrar no mérito da demissão, não sei se é para tanto, talvez fosse o caso da direção chamar atenção da professora e pedir para que seja seguido o roteiro, porque não pode cada professor fazer o que acha que tem que fazer, tem que seguir o plano pedagógico..

O foco é que em Santa Catarina tem um decreto estadual de 2021, que está em vigor, e que proíbe o uso dessa linguagem na redação de documentos oficiais e nas instituições de ensino ou dentro da sala de aula. Proíbe. Decreto. Vigente. Decreto para todo o estado. Não deve e não pode por dispositivo legal.

Ouça o editorial completo: 

 

Por Adelor Lessa 28/09/2023 - 18:51 Atualizado em 29/09/2023 - 06:33

Movimentação em Urussanga com algo em torno de 100 demissões na prefeitura é a notícia desta quinta-feira (28). Informação da prefeitura é que ainda vem mais cortes.    

Outra de política é mais um movimento da deputada federal Julia Zanatta e do PL para aproximação com o prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro, com foco na eleição de 2024 e para o PL indicar o vice do candidato de Clesio.  

Os dois assuntos foram destaque no comentário desta quinta-feira (28):

 

Por Adelor Lessa 29/09/2023 - 07:28 Atualizado em 29/09/2023 - 07:30

O mundo está mudado.

Muita coisa está mudando.

O tempo está mudando.

As coisas não são mais como ontem.

Vocês estão vendo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, ali ao lado, coisas absolutamente imprevisíveis, imagináveis, Guaíba encher, área central de Porto Alegre.

As imagens são impactantes e é aqui ao lado, isso é coisa do El Nino? Ou é mais que isso? É efeito de agressões ao meio-ambiente? ou das mudanças inevitáveis no tempo e no clima?

Podem ser encontradas teses para todos os lados para todas as possibilidades, as possibilidades têm teses sustentadas, boas discussões podem ser feitas a respeito de tudo isso. Mas o que é fato é que há mudanças importantes. As coisas não são mais como ontem.

Praia Grande aqui no Sul teve duas enchentes este ano, mal se recuperava de uma e veio outra, o acumulado do ano de janeiro a setembro, em Praia Grande, foi de 1.378 milímetros de chuva. Muito fora do normal.

Escute o editorial completo desta sexta-feira (29):

 

Por Adelor Lessa 29/09/2023 - 18:49 Atualizado em 29/09/2023 - 18:52

Seguem as movimentações para as eleições 2024. A sexta-feira (29) de fato confirmou a aproximação do PL com Clesio Salvaro, já visando o próximo pleito. A informação foi confirmada pela deputada federal, Julia Zanatta, e pelo secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira, ambos em entrevista hoje pela manhã.

Outra da política é a sinalização do ex-governador Carlos Moisés para disputa das eleições em Tubarão no próximo ano. A informação é de que a chapa para o pleito já está definida. 

Confira o comentário no programa Ponto Final desta sexta-feira (29):

 

Por Adelor Lessa 02/10/2023 - 07:24 Atualizado em 02/10/2023 - 07:28

1º de outubro, dia do idoso, a ONU marca como dia internacional do idoso.
Hoje, 2 de outubro, estamos no clima do dia do idoso. De acordo com a lei, é considerado idoso no Brasil quem tiver idade igual ou superior a 60 anos, em países desenvolvidos são aqueles com mais de 65, na europa por exemplo.
No dia do idoso, frases que podem ser ditas em homenagem aos idosos: te agradeço pela sabedoria que comigo compartilhas e do amor que com carinho me doas. Ou, o espírito não envelhece e torna-se experiente, a velhice do espírito é a experiência que vem acumulando durante os milênios.
Feliz dia do idoso, ou respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito.
Idoso é velho? Sobre isso, o autor Jorge Nascimento falou que idoso é quem tem mais idade, velho é quem perdeu a jovialidade, você é idoso quando sonha, é velho quando apenas dorme.
Idosos ontem eram velhos, idosos eram doentes, fora de combate, hoje temos jovens que são velhos e temos idosos ativos, na plenitude de suas funções e atividades.

Escute o editorial completo desta segunda-feira (2):

 

Por Adelor Lessa 02/10/2023 - 17:04 Atualizado em 03/10/2023 - 09:10

O secretário de meio ambiente do estado, deputado federal Ricardo Guidi, acaba de assegurar que estará hoje no lançamento do programa Acelera Criciúma, da prefeitura de Criciúma. "Vou sim, até porque também tem recurso lá encaminhado por mim, via emenda parlamentar", justificou.

O coordenador do programa é o secretário municipal e vereador Arleu da Silveira, candidato do Clesio Salvaro à sua sucessão em 2024. Portanto, concorrente/adversário de Guidi dentro do PSD, partido de Clesio.

Guidi também é candidato a prefeito, com apoio anunciado do PL e do governador Jorginho Mello, em articulação encaminhada pela deputada federal Julia Zanatta.

Na sexta-feira, a deputada federal Julia Zanatta, presidente do PL de Criciúma, agitou o ambiente da política de Criciúma ao anunciar a sua presença no lançamento do programa Acelera Criciúma e admitir um movimento de aproximacão politica com o prefeito Clésio, que pode levar o PL a indicar o vice de Arleu.

Teve ampla repercussão porque deixou evidente um afastamento de Guidi e possível encaminhando do PL para outro lado. 

Na mesma semana, o marido de Julia, advogado Guilherme Colombo, havia feito conversas reservadas, e separadas, com Clesio, Arleu e o deputado Julio Garcia, comandante do PSD no sul do estado.

Fez a mesma conversa com os três - "o PL está disposto a fazer composição, desde que possa indicar o candidato a vice-prefeito".

Na sexta-feira, Julia e Arleu falaram ao vivo na Som Maior confirmando o processo de aproximação.

Hoje, o primeiro fato novo em sentido contrário, registrado mais cedo pela jornalista Maga Stopassoli, foi gerado pelo deputado Jessé Lopes. Ele disse: "Jorginho me disse que o PL deve ser vice de Ricardo Guidi".

Declaração em postagem do deputado, por iniciativa dele.

Faz poucos minutos, Julia Zanatta publicou um video dizendo, em reação ao de Jessé e registro do possivel racha no partido por causa de tudo isso.

Ele disse que que não há briga no PL, mas tem briga de pessoas que querem ter o PL como aliado ou querem entrar no PL para ser candidato.

"Tem gente disputando o nosso apoio do PL e gente disputando para entrar no PL e pegar a janelinha no melhor momento do partido", afirmou (vídeo completo está a disposição no Blog da Maga).

 

Por Adelor Lessa 03/10/2023 - 11:14 Atualizado em 03/10/2023 - 20:30

O lançamento do Acelera Criciúma foi um sucesso, e o programa, pela sua dimensão, poderia ser para todo um mandato. São mais de r$ 400 milhões de investimentos programados (recursos garantidos por várias fontes) e mais de 200 obras e ações.

A contar o número de municípios do estado que terão tamanho volume de investimentos e obras a iniciar a partir de agora e terminar até o final do mandato, se tudo correr dentro da normalidade, em dezembro de 2024.

Investimentos serão  nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, turismo, entre outros.

 

Por Adelor Lessa 03/10/2023 - 18:57 Atualizado em 04/10/2023 - 08:18

Júlia Zanatta e Ricardo Guidi jantaram ontem à noite, no restaurante Confraria, depois do lançamento do Acelera Criciúma, quando Júlia sentou com Clesio e Arleu e mais uma vez sinalizou para uma composição apoiando Arleu.  Em principio, nenhum efeito pratico, nenhuma mudança de rota a partir do jantar.

E um detalhe: enquanto Julia e Guidi jantavam, Arleu da Silveira entrou no mesmo restaurante, com os irmãos publicitários Lucas e Felipe Borges, e sentaram em outra mesa. 

Mais detalhes, no comentario feito no Ponto Final de hoje, na Som Maior:

 

Por Adelor Lessa 04/10/2023 - 18:44 Atualizado em 04/10/2023 - 18:44

Os trâmites continuam muito confusos e enrolados em relação as rodovias estaduais. Os prazos não são cumpridos, dificultando ainda mais. 

O Governo de SC anunciou hoje que a SC-108, entre Praia Grande e Jacinto Machado, pode ser retomada em seguida porque foi liberada a licitação. Mas foi liberada a licitação do seixo (pedra). E a obra parou porque a empreiteira largou, alegando desajuste financeiro.

Confira o comentário no programa Ponto Final nesta quarta-feira (4):

 

Por Adelor Lessa 05/10/2023 - 08:04 Atualizado em 05/10/2023 - 08:13

O delegado Ulisses Gabriel viajou ontem cedo para Brasíia para coordenar operação nacional que foi deflagrada hoje cedo de combate ao racismo e ao discurso de ódio.

Delegado Ulisses, que mora em Criciúma, chefe da Policia Civil no estado, tratou de todos os detalhes para que a operação fosse feita em parceria com o Ministério da Justiça, por se estender a outros estados.

Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em 10 estados.

As investigaçoes que levaram à operação partiram de mensagens racistas enviadas a um servidor público de Blumenau e sua enteada, ambos negros, que em outubro do ano passado publicaram fotos com trajes típicos usados na Oktoberfest.

Os 16 mandados de busca e apreensão foram emitidos pela Justiça a pedido da DEIC catarinense estão sendo cumpridos em Santa Catarina (em Florianópolis e Joinville) e nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

 

Por Adelor Lessa 05/10/2023 - 10:15 Atualizado em 05/10/2023 - 10:24

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri (MDB), está embarcando agora de Brasilia para o estado.

Chegará em Florianópolis às 15h, e em Cocal final da tarde.

Antecipou seu retorno preocupado com as chuvas que vão se intensificar a partir do início da noite.

Fernando passou a semana em Brasília cumprindo agenda de audiências para tratar de recursos para o município, por emendas parlamentares e direto de Ministérios.

De Brasília, determinou providências para evitar maiores problemas no município, como abertura de barragens.

Ele diz que os prefeitos da região estão preocupados com as informações e em sintonia com a Defesa Civil para tomada de providências.

A previsão indica que a partir de hoje à noite, e até domingo, teremos muita chuva na região.

Márcio Sônego projeta que vai chover neste período mais do que o previsto para todo o mês de outubro.

 

Por Adelor Lessa 06/10/2023 - 08:21 Atualizado em 07/10/2023 - 08:31

Pelo que se ouve nos bastidores, perguntar é preciso - a chapa que o Governador Jorginho imagina para eleição em Criciúma é a mesma chapa da deputada Julia? 

A chapa que Julia está discutindo com o prefeito Clesio é a chapa que Jorginho projeta e quer para Criciúma?
A articulação em curso por aqui, que agitou os últimos dias da politica local, é da Julia ou é dela e do Jorginho?

Há sinais indicando que sim.

Mas, há sinais fortes dando conta que o Governador quer uma chapa com Ricardo Guidi para prefeito e Acelio Casagrande de vice.

Falamos sobre isso hoje na Som Maior, Maga, Upiara e eu, confere audio abaixo.

 

Por Adelor Lessa 06/10/2023 - 17:48 Atualizado em 06/10/2023 - 17:56
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina marcou para o dia 19, 17h, a instalação da nova Vara na comarca de Araranguá.
Será uma Vara do Juizado Especial Regional da Fazenda Pública para atender casos de todo o sul.
No Estado, não existe outra unidade com competência semelhante.
Compete ao juízo da nova unidade processar, conciliar e julgar todas as causas cíveis em que a administração direta estadual ou municipal for ré, assim como suas autarquias, fundações e empresas públicas, até o valor de 60 salários mínimos, originárias das comarcas de Araranguá, Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Forquilhinha, Garopaba, Içara, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Lauro Müller, Meleiro, Orleans, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Tubarão, Turvo e Urussanga.

A criação da nova unidade é decorrente de estudos da Corregedoria-Geral da Justiça e do Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, cujas simulações apontam que a unidade terá um acervo total de mais de 9 mil processos e entrada mensal média de mais de 440 ações, com benefício de redução de acervo para 21 varas da região Sul.

A minuta aprovada ainda redefine a competência de unidades de divisão judiciária das 19 comarcas da região Sul, com abrangência sobre 43 municípios, que comporão a competência da recém-criada unidade.

Por Adelor Lessa 06/10/2023 - 18:41 Atualizado em 07/10/2023 - 08:07

Moradores da região do bairro Pinheirinho, zona sul de Criciúma, cada vez mais preocupados.  Situação só piora.   Aumenta o número de moradores de rua, ocupando prédios abandonados, em situação precária, e gerando problemas diversos. Comunidade pede providências. Câmara de vereadores tem discussão agendada sobre o assunto.

Mais detalhes, no comentário abaixo feito no Ponto Final, rádio Som maior.

 

Por Adelor Lessa 09/10/2023 - 07:32 Atualizado em 09/10/2023 - 07:35

Qual o interesse em parar a obra na SC-445, Rodovia Paulino Búrigo?
A quem interessa parar essa obra?
Querem rediscutir o projeto, e para rediscutir o projeto vai parar a obra, porque tudo pode mudar, tudo pode ser alterado.
Por que? Pra que? Agora?
Tentaram primeiro fazer isso pela Câmara de Vereadores, marcaram uma Audiência Pública para reabrir a discussão sobre o projeto, não deu certo, não rendeu.
Agora, estão tentando pela Assembleia Legislativa, o projeto para duplicação na SC-445 foi aprovado, discutido, a obra foi licitada, contratada e a obra está em andamento.
A fase de discussão do projeto passou, foi lá trás, a propósito, no dia 10 de agosto a prefeitura de Içara registrou por ofício na Câmara de Vereadores que o projeto havia discutido previamente e que ajustes foram feitos em reuniões com pelo menos 16 proprietários de imóveis lindeiros da rodovia.
Foi feito redução de largura de pista, alterado estacionamento, entre outras tantas mudanças, ou seja, discussões foram feitas, com os interessados.

Escute o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 09/10/2023 - 13:29 Atualizado em 09/10/2023 - 13:39

Troca de comando na Fundação Municipal de Esportes. Neto Uggione deixa a presidência e será substituído pelo professor Martinho Morotskoski, técnico de handebol.

Neto é suplente de vereador e vai assumir cadeira na Câmara de Criciúma. As mudanças foram definidas hoje em reuniões dos dois com o prefeito Clésio Salvaro e o secretário geral de governo, Arleu da Silveira. 

Por Adelor Lessa 09/10/2023 - 16:12 Atualizado em 09/10/2023 - 16:38

A Polícia Federal cumpriu diligências em Urussanga, mais uma vez tendo como alvo o governo do prefeito Gustavo Cancelier (PP).

Os policiais requisitaram na Câmara de vereadores todos os documentos levantados pela CPI que apura irregularidades no governo de Cancelier. 
Em 2021, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão numa operação que levou ao afastamento do prefeito durante quase 1 ano. 
Ele foi liberado para reassumir em junho de 2022.

Os documentos solicitados foram entreguem de imediato.

 

 

 

Por Adelor Lessa 10/10/2023 - 20:07 Atualizado em 11/10/2023 - 07:53

Foi retirado da comissão de infraestrutura da Assembléia Legislativa o pedido de realização de uma audiência pública para reabertura de discussão sobre o projeto de duplicação da SC-445, em Içara.

O requerimento havia sido protocolado pelo deputado Volnei Weber (MDB), que oficializou a retirada ontem em ofício à direção da comissão.

A audiência pública e rediscussão do projeto deveria levar à paralisação da obra, que está em andamento desde o ano passado.
A retirada do requerimento foi resultado de intensas negociações durante todo o dia entre os deputados da bancada do sul.

Os deputados José Milton Scheffer (PP) e Júlio Garcia (PSD) pilotaram muitas conversas de bastidores pela não realização da audiência pública e para afastar qualquer possibilidade de paralisação da obra. 
O Governo do estado foi envolvido nas conversações e ficou acertado que serão discutidos alguns ajustes no projeto, mas sem qualquer possibilidade de parar a obra. 
Foi a segunda tentativa de realização de audiência pública para rediscutir o projeto da obra que já está sendo feita.
A primeira foi pela Câmara de vereadores, e também não prosperou.
Enfim, prevaleceu o bom senso!

Vitoria da região !

A obra de duplicação na SC-445 não pode parar !! 

 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito