Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 08/08/2023 - 18:41 Atualizado em 08/08/2023 - 18:52

Principal assunto do dia foi a declaração do deputado federal, agora secretário de Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina, Ricardo Guidi, que tomou posse nessa segunda-feira (7), em um ato muito prestigiado por empresários, políticos e setor produtivo de Criciúma e do Estado. 

Faltaram os integrantes da cúpula do PSD. O presidente estadual não estava, a secretária estadual não estava, além dos principais prefeitos e deputados do partido, que também não estavam. 

Hoje, Guidi foi questionado sobre as ausências do PSD na sua posse. Ele destacou as presenças, citou nominalmente vários e vários políticos, além de autoridades.

Na continuidade da entrevista, após ser questionado, ele disse: "Eu prefiro falar das presenças, não das ausências. A posse foi muito prestigiada, mas teve gente que preferiu dar banho na sogra". 

Isso não pegou bem. Foi uma declaração dura, que repercutiu em todo o estado.

Representa um quebrar de pratos. Um chute ao balde, à porta.

Provavelmente, o Guidi, a partir de agora, dessa declaração, deu início ao caminho para o fim da sua vida no PSD. 

Ouça o comentário completo no Ponto Final: 

 

Por Adelor Lessa 08/08/2023 - 08:00 Atualizado em 08/08/2023 - 08:43

O secretário de Meio Ambiente do Estado, deputado Ricardo Guidi (PSD), acaba de afirmar na rádio Som Maior sobre a ausência do comando do seu partido na sua posse, ontem, em Florianópolis que "teve gente que preferiu dar banho na sogra".

Antes relacionou políticos e empresários de Criciúma, da região e do estado que estiveram na posse.

Disse ainda que mais importante do que ausências foram as presenças.

Confira a entrevista completa com Ricardo Guidi:

 

 

 

   

Por Adelor Lessa 08/08/2023 - 07:48 Atualizado em 08/08/2023 - 08:03

Os estudantes das escolas municipais do Rio de Janeiro não podem mais utilizar celular em sala de aula. 

Desde ontem. A prefeitura do Rio publicou um decreto que regulamenta o uso de celulares nas escolas públicas. 

Agora, o celular tem que ficar guardado, desligado ou no silencioso. 

Só poderá ser utilizado para atividades pedagógicas e com a autorização dos professores. 

Por quê? Porque celular distrai. 

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 08/08/2023 - 05:35 Atualizado em 08/08/2023 - 08:06

Durante o Parlatório, ontem à noite, o secretário de Portos e Aeroportos de Santa Catarina, Beto Martins, projetou que o presidente Lula deve anunciar no dia 11, sexta-feira, durante cerimônia no Rio de Janeiro, investimento de R$ 120 milhões no Porto de Imbituba.

Parlatório é realizado toda segunda-feira, 19h, ao vivo, coordenado por Maga Stopassoli, com minha participação e do Upiara Boschi, e está disponível no Youtube.

O secretário também detalhou como será o processo de participação público privada no aeroporto de Jaguaruna e anunciou que antes o Governo do estado fará investimento para ampliação da pista e praticamente construir uma nova estação de passageiros.

Antes de participar do Parlatório, Beto Martins teve reunião na Acic (Associação Empresarial de Criciúma) para tratar principalmente de operações no porto de Imbituba.

Ele se reuniu com o presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz do estado, Walmir Rampinelli, e com o presidente e vice da Acic, Valcir Zanetti e Frank Hobold.

Falaram do aumento nos custos de transporte por contêineres, modal utilizado pelas indústrias de arroz do sul do Estado. No mês passado, foram embarcadas no Porto de Imbituba mais de 30 mil toneladas do grão produzidas na região, por meio de cabotagem.

A partir de 1º de setembro haverá um aumento, o que ocorre anualmente, devido ao encerramento dos contratos, mas os empresários pediram a intervenção do Secretário para que esse reajuste não acabe comprometendo a competitividade do arroz produzido no sul.

Beto Martins voltará à Acic no dia 15 de setembro para tratar do o Porto de Imbituba.

 Desta vez, estarão presentes também diretores da Aliança Navegação e Logística, a Santos Brasil, importadores e exportadores, tradings, Ferrovia Tereza Cristina, representantes do Porto de Imbituba, presidentes das associações empresariais e de sindicatos empresariais da região.

Na pauta, a busca de alternativas para tornar o Porto de Imbituba um modal competitivo, que contribua com o desenvolvimento do sul de Santa Catarina.

Por Adelor Lessa 07/08/2023 - 18:41 Atualizado em 07/08/2023 - 18:51

Posse do Ricardo Guidi foi prestigiada. Tinha muita gente. Muita gente de Criciúma. Empresários e políticos da região estavam lá.

O salão da Casa D'Agronômica estava completamente lotado. 

Mas a anotação política é de que o partido de Guidi, o PSD, não estava.

Eron Giordani, presidente estadual da sigla, Marlene Fengler, secretária da executiva estadual, Júlio Garcia, comandante do partido no Sul, Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma e Salésio Lima, presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, não estavam.

O núcleo do partido não estava na posse de Guidi.

Assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde foi uma decisão pessoal do criciumense.

Ele fez uma aposta. Jogo de alto risco. Se der certo, ele estará fortalecendo a sua candidatura a prefeito de Criciúma em 2024.

O tempo e o tratamento que o Guidi receber no Governo do Estado e do governador, Jorginho Mello, vão definir se valeu a pena.

Segurança, Dedê e Progressista

Ainda, a segurança em Criciúma e o encontro do presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, o Dedê, com o ex-governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). 

O Progressista vai vir à região no fim de semana. Na sexta-feira, fará uma reunião em Criciúma e, no sábado pela manhã, em Araranguá. 

Ouça o comentário completo no Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 07/08/2023 - 11:33 Atualizado em 07/08/2023 - 11:44

Faltou PSD na posse do deputado federal criciumense Ricardo Guidi na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Economia Verde, agora pela manhã.

Políticos e dirigentes do PSD da região e o comando estadual do partido foram ausências anotadas (e comentadas).

O fato mostra que o partido não apoia a entrada do deputado no Governo Jorginho e que ele tomou uma decisão pessoal.

O PSD mantém sua posição de independência em relação ao Governo.

Da região, não estavam o prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro, deputado Julio Garcia, prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Salésio Lima, prefeito de Braço do Norte, Betinho Kuerten, secretário de Ação Social de Criciúma, Bruno Ferreira, vice-prefeito de Ararangua, Tano, e vice-prefeito de Urussanga, Jair Nandi. Eles comandam o PSD no Sul.

Do estado, não estavam na posse o presidente da executiva regional, Eron Giordani, a secretária do partido, Marlene Fengler, o deputado Napoleão Bernardes, e os prefeitos de Florianópolis, São José e Chapecó, Topazio Neto, Orvino de Ávila e João Rodrigues.

O vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, estava na posse. Ele está filiado ao PSD, mas está "fora de sintonia" com o comando do partido desde o ano passado e já disse que vai desfiliar.

O vereador Juares de Jesus, de Criciúma, também estava na posse.

O episódio mostra que está consolidado o distanciamento do deputado Guidi com o seu partido. Como ingrediente e fato motivador está a eleição para prefeito em 2024.

Fica evidente que se Guidi mantiver o projeto de tentar ser prefeito em 2024, não conseguirá pelo PSD.

O caminho natural, hoje, será filiação ao PL, o que implicará em rompimento com o PSD e com o grupo político com quem fez as duas eleições de deputado federal.

O convivio no governo, em especial com o Governador, e o apoio que terá, principalmente político, serão determinantes para tomada de decisão.   

Por Adelor Lessa 07/08/2023 - 09:37 Atualizado em 07/08/2023 - 10:16

O presidente da Cooperativa de Içara, Reginaldo de Jesus, o Dedê, vai se filiar no Republicanos e disputar a eleição para prefeitura de Içara em 2024.

Dedê se reuniu com o ex-governador Moisés, que fez o convite.

Filiação deve acontecer nos próximos dias.

Moisés está trabalhando para estruturar o partido para a eleição de 2024 no estado. 

Dedê gostou do convite e se disse motivado. 

Por Adelor Lessa 07/08/2023 - 08:44 Atualizado em 07/08/2023 - 10:03

O deputado federal criciumense Ricardo Guidi será empossado daqui a pouco pelo governador Jorginho Mello como secretário estadual de Meio Ambiente e Economia Verde.

Será o primeiro criciumense no secretariado do Governo Jorginho. 

O fato político gerado é a ausência confirmada do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que é do partido de Guidi, o PSD.

Também não estará na posse o comando estadual do partido, especialmente o deputado Júlio Garcia e presidente Eron Giordani. 

Falei sobre o assunto com Maga Stopassoli e Upiara Boschi no quadro Plenário, na Rádio Som Maior.  Abaixo, reprodução dos comentários.


 
 

Por Adelor Lessa 07/08/2023 - 07:46 Atualizado em 07/08/2023 - 07:52

Era década de 90. 1996. 

Coordenei um debate de candidatos a prefeito em Araranguá. 

Foi no Colégio Murialdo, iniciativa da direção. 

O debate, inicialmente, seria feito no auditório. Mas como atraiu muita gente, foi levado para a quadra

Foi montado um palco, uma estrutura, e o debate foi feito na quadra de esportes.

Confira o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 04/08/2023 - 18:42 Atualizado em 04/08/2023 - 18:51

Principal informação factual desta sexta-feira: mudança no comando da Secretaria de Educação de Içara.

Sai Rose Reynaud, uma das estrelas do governo de Dalvania Cardoso. Ela tem uma história na educação muito respeitada. 

Ela oficializou a sua saída. Conversei com a prefeita e ela me disse que a Rose tinha um acordo de ficar na secretaria mais um menos dois anos. 

Ficou um pouco mais porque tinha ações a serem encaminhadas.

Substituta da professora Rose é Elenice Alvin, gerente pedagógica na área de educação. 

Em princípio, uma saída projetada.

Ainda, falo sobre o relatório final da Comissão da Água formada na Câmara de Criciúma, que recomenda o rompimento do município de Criciúma com a Casan.

Ouça o comentário completo no Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 04/08/2023 - 16:07 Atualizado em 04/08/2023 - 17:01

A Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, agora à tarde, relatório final que sugere rompimento do contrato do município com a Casan. 

A Comissão aprovou por 5 votos a 3 o parecer apresentado pelo relator, vereador Julio Kaminski (PP). 

Votaram a favor os vereadores Júlio Kaminski (relator), Obadias Benones, Paulo Ferrarezi, Juares de Jesus e Daniel Antunes.
Votaram contra os vereadores Pastor Jair, Zairo Casagrande e Giovana Mondardo.

A comissão foi presidida pelo vereador Nícola Martins (PSDB).

No relatório é feita a defesa que a prefeitura faça estudos para avaliar o  rompimento do contrato que tem hoje com a Casan.

Antes disso, defende medidas duras contra a Casan.

Abaixo, o relatório aprovado:

Relatório da Câmara defende rompimento com Casan by 4oito on Scribd

Por Adelor Lessa 04/08/2023 - 07:39 Atualizado em 04/08/2023 - 07:49

Estou preocupado com a SC-445, Rodovia Paulino Búrigo, que corta a área urbana de Içara. 

Vai desde a divisa com Criciúma, ali no bairro Presidente Vargas, até a BR-101. 

A sua duplicação não interessa apenas a Içara. 

Não se trata de uma obra de interesse local.

A duplicação da SC-445 interessa a toda a região. 

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 03/08/2023 - 18:55 Atualizado em 03/08/2023 - 19:06

Eu estou preocupado com a situação da SC-445...

Entendo que essa não é uma obra de Içara, mas da região. 

A importância da duplicação da SC-445 é semelhante à importância da Via Rápida. 

A Via Rápida tem um mundo a ser desenvolvido as suas margens. E a SC-445 já tem! Muitos negócios...

Por isso, a duplicação dessa rodovia é fundamental para a região. Essa obra não pode parar. 

O Governo do Estado já sinalizou a intenção de reavaliar o projeto. Houve reações. Há outros movimentos. 

O tempo de discutir o projeto já passou! Abrir discussão para isso é parar a obra. E parar a obra é não ter garantia de que ela será retomada. 

Ouça o comentário completo no Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 03/08/2023 - 16:58 Atualizado em 04/08/2023 - 10:20

Vai ser dado um "tombo" na fila de espera de pacientes do SUS por cirurgias e procedimentos eletivos.

270 procedimentos de cateterismo que estavam represados serão realizados nos próximos dias.

Reunião do secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, e deputado Rodrigo Minotto, com a direção do hospital São José, sacramentou entendimento para que os procedimentos fossem feitos.

O hospital vai receber R$ 250 mil, viabilizados por emenda do deputado.

Serão atendidos pacientes dos municipios da Amrec e Amesc.

Projeção é acabar com a fila em até 60 dias.

 A partir de amanhã os pacientes já vão ser chamados. Inclui pacientes com dois anos de fila.

 

 

Tags: cirurgias SUS

Por Adelor Lessa 03/08/2023 - 07:50 Atualizado em 03/08/2023 - 07:59

A pergunta que não quer calar:

O que ficou do fim da cerâmica Eldorado?

A empresa parou, acabou a produção, quase duas centenas de trabalhadores demitidos.

A cidade perde emprego e receita. 

E aí? O que fica disso?

Confira o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 02/08/2023 - 07:51 Atualizado em 02/08/2023 - 11:01

Qual é o papel da política? Qual o sentido da política?

A definição clássica, encontrada nos livros, é que a política está relacionada aquilo que diz respeito ao bem público

Sobretudo, aos atos e decisões que afetarão a vida das pessoas. 

Nos últimos dias, foram pautas da região, o Hospital São Donato de Içara, apertado com as contas porque tinha um déficit.

Demorou para resolver. 

Ouça o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 01/08/2023 - 19:26 Atualizado em 01/08/2023 - 19:32

O principal assunto de hoje, evidente, é a sanção do Programa Universidade Gratuita. O projeto foi aprovado, na Assembleia Legislativa, por 38 votos favoráveis contra 2. Vitória para o governador Jorginho Mello.

Agora, o desafio do Governo do Estado é executar, fazer funcionar. Há uma expectativa grande. 

Mesmo que o projeto tenha sido muito discutido, pessoas ainda não compreenderam direito. Tem critérios e regras que devem ser cumpridos.

O desafio do Governo é explicar bem e não transformar o doce em amargo. E não gerar frustração e angústia nas pessoas.

O projeto será importante para Santa Catarina. Não há dúvida... Mas vai depender da execução. 

Ouça o comentário completo no Ponto Final:

 

Por Adelor Lessa 01/08/2023 - 08:11 Atualizado em 01/08/2023 - 10:42

Na reunião da comitiva de Criciúma, liderada pelo prefeito Clésio Salvaro com o governador Jorginho Mello, foi feita a sugestão de revisão do ICMS para o setor cerâmico. O Governo prometeu avaliar.

No governo Luiz Henrique, já foi feita a redução, por decreto, de 17% para 12%.

Com isso, o setor cerâmico catarinense fica mais competitivo, especialmente com São Paulo.

O secretário da fazenda, Cleverson Siewert, que estava presente, mostrou simpatia com a sugestão e prometeu uma resposta em uma semana.

Há no setor cerâmico da região informações de que outras empresas podem fazer o mesmo encaminhamento que a Dexco.

O presidente do sindicato dos trabalhadores, Itaci de Sá, disse hoje na Som Maior que o prefeito Salvaro e as autoridades da região e do estado devem procurar os empresários para saber o que está acontecendo, ouvir as queixas, e tentar resolver, antes que aconteçam outras decisões como da Dexco.

 

 

Por Adelor Lessa 01/08/2023 - 07:36 Atualizado em 01/08/2023 - 08:00

A movimentação é importante. Está sendo feito o que cabe. 

Mas a Dexco praticamente fechou ali na unidade da cerâmica Eldorado. 

A cidade perde em torno de duas centenas de empregos e uma receita que gira em R$ 3 milhões. 

Aí está o fato. Isso é fato. 

A pergunta que cabe é: por que não se tratou disso antes do fato consumado?

Confira o editorial completo:

 

Por Adelor Lessa 01/08/2023 - 05:42 Atualizado em 01/08/2023 - 06:53

Na semana passada, os deputados do sul e a secretária de saúde do estado definiram os termos de um acordo em favor do hospital São Donato, de Içara, mas faltava bater o martelo. Foi feito ontem.

O Hospital São Donato vai receber um aporte de R$ 3 milhões para cobrir déficit acumulado nos primeiros meses do ano, depois do rompimento pelo Governo de um acordo que valeu até dezembro de 2022.

O acordo foi consumado, e o martelo batido, durante nova reunião da bancada de deputados estaduais do sul com a secretária de estado da saúde, Carmen Zanotto, mais a prefeita Dalvania Cardoso e a direção do hospital.

Os deputados que participaram da reunião de ontem, representando a bancada foram Rodrigo Minotto, José Milton Scheffer e Tiago Zilli.

Os recursos serão repassados através de convênio do Governo do Estado com o hospital.

Como contrapartida, o Hospital São Donato vai habilitar imediatamente os serviços de alta complexidade para as áreas de ortopedia e cirurgia bariátrica.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito