A prefeitura de Forquilinha encaminhou, agora à tarde, à Cooperativa Coopera e à Casan, um documento revogando o ato que autorizava a ligação de energia e água para implantação e operação da empresa de transbordo de lixo.
Ontem, a comunidade se mobilizou porque teria percebido "movimentos" para ligação de energia.
Hoje pela manhã, o advogado da associação de moradores, Luiz Frederico, anunciou que a comunidade não aceita a instalação da empresa porque deve causar inúmeros problemas.
Além disso, em audiência pública sobre o assunto, faz dois meses, o prefeito José Cláudio Gonçalves anunciou que a empresa não teria autorização para se instalar, atendendo o apelo dos moradores.
O presidente do Sindicato dos Mineiros, Djonatan Elias, o Pirigueti, reforçou que a empresa, se for instalada onde está previsto, vai inviabilizar a possibilidade de uma carbonífera operar com as reservas de carvão da Cooperminas, e que isso representa a esperança de os ex-trabalhadores da Cooperminas receber seus créditos trabalhistas.
A Coopera informou que não ainda havia feito a ligação de energia, porque analisa circunstâncias técnicas, mas que tinha documento da prefeitura autorizando.
O prefeito José Claudio Gonçalves anunciou que não autorizou o documento, que mantém posição de não liberar a instalação de operação da empresa.
No documento, encaminhado pela secretaria de planejamento do município, é revogado o ato administrativo pelo fato de a empresa não ter alvará de funcionamento e construção.
Prefeitura acaba de emitir a nota a respeito:
"Em resposta às manifestações sobre as ações envolvendo a instalação de uma empresa de transporte e tratamento de resíduos no município, o Governo de Forquilhinha se manifesta através do encaminhamento dessa declaração, reconhecida pela Casan e pela Coopera, que revoga o ato administrativo que concedia autorização a empresa RCR Transporte e Tratamento de Resíduos, para instalação de hidrômetro e ponto de eletrificação, necessários para abastecimento de água e energia elétrica".
Abaixo, o documento de revogação de autorização protocolado hoje à tarde na Coopera.