No editorial desta sexta-feira, dia 10, Adelor Lessa falou sobre a sinalização precária e falta de informação a respeito das obras realizadas em Criciúma.
Ouça o editorial completo:
No editorial desta sexta-feira, dia 10, Adelor Lessa falou sobre a sinalização precária e falta de informação a respeito das obras realizadas em Criciúma.
Ouça o editorial completo:
O ex-prefeito Gean Loureiro (União) fez seu primeiro "comício" de campanha ontem à noite, em Chapecó, junto com os seus futuros companheiros de chapa majoritária - Eron Giordani, candidato a vice, e Raimundo Colombo, que vai disputar o senado.
Eron (de camisa branca, ao lado de Gean) foi confirmado candidato a vice, o que havia sido antecipado pela manhã na rádio Som Maior pelo prefeito João Rodrigues.
João foi o "comandante" do evento, que marcou a arrancada da campanha de Gean.
Hoje, haverá "comício" em Rio do Sul e amanhã em Braço do Norte.
A quinta-feira foi marcada por anúncios de novas chapas para eleição pelo Governo do Estado.
Uma, já estava prevista. Gean Loureiro (União) terá o empresário Eron Giordani (PSD) como candidato a Vice.
O anúncio foi feito pelo prefeito João Rodrigues (PSD), hoje cedo, na rádio Som Maior.
"Isso está resolvido, martelo batido, não muda mais, Eron é o vice", disse o prefeito.
A chapa será apresentada durante ato, hoje à noite, a partir de 20h, em Chapecó.
O candidato a senador da chapa será o ex-governador Raimundo Colombo.
Aliados de Gean Loureiro tentam atrair PSDB para a aliança. Se fechar, Adriana Salvaro, mulher do prefeito Clésio Salvaro, pode ser primeira suplente de Colombo.
Fato novo
A outra chapa anunciada não constava das previsões.
Decio Lima (PT), que articula para ser o candidato a governador pela Frente de Esquerda, anunciou que convidou o ex-deputado Gelson Merisio (Solidariedade) e ele aceitou ser o seu vice.
Merisio vinha sendo especulado para ser o coordenador das campanhas de Lula e Décio no estado.
Ele foi candidato a governador em 2018, mas no primeiro turno, derrotado no segundo turno por Carlos Moisés e a "onda Bolsonaro".
O movimento feito por Decio pode ter sido reação as articulações feitas nos utlimos dois dias pelo senador Dário Berger (PSB).
Dário disputa com condição a indicação de candidato a governador na Frente, e fez reuniões com deputados do PT e PDT, tentando convencer que tem mais chances de vencer no segundo turno.
Além disso, o deputado Rodrigo Minotto (PDT), que se mostrou "simpático" a Berger, disse na rádio Som Maior hoje cedo que ele pode ser candidato a governador numa outra composição, se não for o escolhido pela Frente.
Minotto admitiu que o PDT pode fechar com Dário e indicar os candidatos ao senado e vice-governador.
Neste caso, seria aberta uma dissidência na Frente, com saida de pelo menos dois dos oito partidos que estão hoje alinhados.
No PP
Na segunda-feira, o senador Esperidião Amin (PP) vai se reunir em Florianópolis com candidatos a deputado estadual e federal do partido.
Amin faz movimentos firmes pela confirmação de sua candidatura ao governo.
Nas alianças que está tratando, deve fechar com o PTB e ter o deputado Kennedy Nunes como candidato ao senado, e busca o PSDB.
Em reunião realizada esta semana, Décio Lima (PT) fez convite para que Gelson Merisio (Solidariedade) seja seu vice na disputa ao Governo do Estado. Hoje, Merisio aceitou o convite. Fato novo no ambiente da Frente de Esquerda.
Agora, confirmada a chapa, candidatura ao senado será de Dário Berger (PSB) para disputar reeleição ou de Jorge Boeira (PDT).
No editorial desta quinta-feira, dia 9, Adelor Lessa comentou sobre a determinação da Justiça Federal de proibir a construção de novas obras no Morro dos Conventos. Uma decisão que, sem uma solução definitiva, trava o crescimento e geração de empregos da região.
Ouça a íntegra do editorial:
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) teve reunião ontem à noite com o senador Dário Berger (PSDB) e sinalizou apoio para sua candidatura ao governo pela Frente de Esquerda.
PDT participa da Frente de Esquerda, que reúne oito partido, e tem dois pré-candidatos ao governo: Dário Berger e Decio Lima (PT).
Minotto não anunciou apoio a Dário, mas fez questão de postar foto da reunião e escreveu: "conversa de unidade e construção para o futuro de Santa Catarina".
Minotto vai falar daqui a pouco na Som Maior sobre a reunião.
De outro lado, ainda na política do Sul catarinense, o ex-deputado Edinho Bez (MDB) reafirma sua candidatura ao senado e anuncia que tem apoio de políticos do Sul como o ex-governador Eduardo Moreira, os deputados Luiz Vampiro e Ada de Luca, e os candidatos a deputado Thiago Zilli e Rodrigo Ganso.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), publicou vídeo disparando "chumbo grosso" contra o senador Jorginho Mello (PL) e aproveitando para defender a candidatura de Gean Loureiro (União Brasil) para governador e Eron Giordani (PSD) para vice.
O que motivou a declaração do prefeito foi uma entrevista de Jorginho, onde ele disse que foi quem apresentou João ao presidente Jair Bolsonaro.
O prefeito relaciona fatos e mostra fotos e videos para provar que tem relação de amizade com Bolsonaro desde quando eram deputados juntos, e antes de Jorginho.
João aproveitou para defender a candidatura de Eron Giordani (PSD) para vice-governador na chapa de Gean.
Eron começou na política com João, foi seu secretário em Chapecó e respondeu pela Casa Civil do governo do estado até abril deste ano.
Nesta quinta-feira, João Rodrigues vai comandar um ato político em Chapecó de apoio à candidatura de Gean e lançamento de Eron para vice.
Abaixo, o vídeo publicado por João:
O ex-deputado Jorge Boeira (PDT) acredita que o candidato a governador pela Frente de Esquerda seja definido até o final desta semana.
Ele disse hoje cedo na rádio Som Maior que todas as conversações tem sido feitas para uma definição por consenso. Mas, acrescentou: "isso não pode mais ficar em aberto, precisamos ter uma definição para colocar a campanha na rua, não pode passar desta semana".
Decio Lima (PT) e Dário Berger (PSB) articulam no ambiente da Frente pela candidatura a governador.
Boeira não disse isso, mas o que parece evidente é que o candidato da Frente só não será Décio Lima se vier uma decisão em contrário "de cima". No caso, se Lula exigir que o candidato seja Dário.
Entre os partidos que estão na Frente, uma votação hoje daria 7 x 1 pela candidatura de Décio. Talvez, 6 x 2.
Sobre a sua candidatura em 2022, Boeira repetiu que prefere disputar o senado, mas já admitiu ser candidato a vice-governador, se for a alternativa para fechar a composição na Frente.
Se o candidato a governador for Décio Lima, a tendência é que Boeira seja candidato a vice e Dário Berger dispute a reeleição a senado.
, acredito que não vai passar desta da nesta semana projeta
Na última terça-feira, dia 7 de junho, foi celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Na mesma data, a Justiça de São Paulo deu uma sentença a favor dos jornalistas por danos morais coletivos causados pelo presidente Jair Bolsonaro. Adelor Lessa falou sobre o assunto no editorial desta quarta-feira, dia 8.
Ouça o editorial completo:
Um dia depois do anúncio do adiamento da agenda de Lula ao estado, que estava prevista para quinta-feira, Decio Lima se reúne com o ex-presidente em São Paulo e recebe sinalização de apoio para sua candidatura a governador.
Décio estava acompanhado do ex-deputado Gelson Merisio, hoje um dos principais articuladores de sua candidatura.
Os três almoçaram em São Paulo.
Décio afirmou:
"Foi uma conversa de grandeza e de confirmação de nossa pré-candidatura ao Governo de Santa Catarina no rumo da construção da Frente Democrática".
Ele descartou que a suspensão da vinda de Lula ao estado tenha sido para atender PSB, que ainda tenta fazer Dário Berger candidato a governador pela Frente.
"Nada a ver", resumiu.
No editorial desta terça-feira (31), Adelor Lessa falou sobre a preocupação do Governo Estadual com obras e projetos que não são de sua competência, ao fazer repasses ao Governo Federal sem garantia de retorno. Enquanto isso, falha em atender as necessidades básicas da população que são de sua responsabilidade, como a falta de leitos nas UTIs pediátricas e neonatais no Estado.
Ouça o editorial completo desta terça-feira:
A secretaria de saúde do estado informou agora à noite que conseguiu uma vaga em UTI pediátrica para o menino Gabriel, de Criciúma.
Gabriel já está sendo transferido para o hospital da Unimed de Balneário Camboriú.
As despesas serão custeadas pelo Governo do estado.
Desde o fim de semana, o menino tem encaminhamento médico para UTI pediátrica, mas não existia nenhuma vaga em hospitais das redes pública e privada de Santa Catarina.
A secretaria de saúde informou que procurou também no Rio Grande do Sul e Paraná, mas não conseguiu.
Agora a noite a familia foi informada da vaga.
A secretaria de saúde deu detalhes da operação em nota oficial, reproduzida abaixo:
"A Secretaria de Estado da Saúde informa que o paciente do Hospital de São José, de Criciúma, está sendo transferido para um leito de UTI neonatal com isolamento no Hospital da Unimed, de Balneário Camboriú.
A SES custeará todas as despesas na unidade de destino, enquanto o paciente estiver internado.
A SES segue trabalhando incansavelmente para atender a todos".
Lula não virá mais a Santa Catarina na quinta-feira. Anúncio oficial acaba de ser feito pela direção do PT no estado
Em principio, Lula não virá pelas condições climáticas e falta de local adequado para o evento.
Politicamente, o PSB defendia o adiamento até que os partidos da Frente de Esquerda cheguem a um entendimento sobre candidato a governador.
No ambiente da Frente tem dois candidatos ao governo. Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB).
Décio Lima se reuniu com Lula agora a pouco em São Paulo, quando a decisão toi tomada e, na condição de presidente estadual do PT, o prórpio Décio foi quem fez o anúncio, por nota oficial.
Abaixo, a nota na integra:
'Em reunião nesta segunda-feira, 30, com o ex-presidente Lula, propusemos o adiamento de sua viagem a Santa Catarina, que estava sendo preparada para esta semana.
Lula sempre expressou respeito e carinho pelo povo de Santa Catarina e, por isso mesmo, queremos preparar as melhores condições logísticas para seu reencontro com nossa gente.
Infelizmente, não foi possivel reservar locais adequados para realizar este grande encontro esta semana. E as condições climáticas não recomendam um ato público em local aberto.
Assim que a nova data e a nova agenda estiverem definidas, os amigos e amigas de Lula serão informados".
O secretário de saúde do estado, Aldo Baptista Neto, acaba de informar que não tem nenhuma vaga disponível em Santa Catarina de UTI pediátrica que precisa o menino Gabriel, de Criciúma. Nem na rede pública, nem privada.
"Estamos agora procurando vaga no Rio Grande do Sul e no Paraná. Aquela vaga de Blumenau, que foi anunciada, não existe", afirmou o Secretário.
A assessoria da Secretaria divulgou nota a respeito (abaixo):
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está acompanhando a situação do paciente, que está sendo devidamente monitorado e assistido nesse momento pela Unidade Hospitalar . A Central de Regulação Estadual segue regulando e buscando leito de UTI neonatal com isolamento - específico para condição do paciente - SUS e privado em SC e em outros estados. E, assim que possível, fará a transferência com prioridade. A família já está em contato com nosso serviço especializado de Regulação".
PRAZO
O Ministério Público de Criciuma, por meio da Promotora de Justiça de plantão, notificou o estado e estabeleceu prazo de 2 horas para resolver a transferência do menino Gabriel para uma UTI pediátrica.
A mãe do menino, Katherine Joaquim, foi comunidade pelo Ministério Público sobre o procedimento:
"A partir do conhecimento da situação vivenciada pelo Gabriel, e dos contatos estabelecidos com a medica e o Sistema de Regulação, a Promotora de Justiça de plantão autuou a Noticia de Fato n. 01.2022.00017318-4 e encaminhou oficios com prazo de 2 horas para resposta".
O menino Gabriel, criança de poucos meses de vida, já teve três paradas cardiacas e adquiru uma infecção viral. Precisa uma UTI isolada urgente e não há disponibilidade na rede pública.
O secretário de estado da Saúde, Aldo Batista Neto, garantiu hoje cedo na rádio Som Maior que o estado vai fazer a transferência e pagar todas as despesas no hospital particular.
No editorial desta segunda-feira (30), Adelor Lessa falou sobre o legado do jornalista David Coimbra, que faleceu na última sexta-feira (27), após uma longa batalha contra um câncer.
Confira o editorial completo desta segunda-feira:
David derrubou aquela regra do "ninguém é insubstituível".
Ele é insubstituível!
Feito em forma única. Não existe outro igual. Não existirá!
Estou triste por perdê-lo.
Mas, feliz e grato por ter tido a oportunidade de conviver com ele.
Das pessoas mais fraternas que conheci.
Homem culto, devorava livros.
Leal ao extremo. Era um leão na defesa dos seus amigos.
Quando soube que sua condição de saúde havia piorado, saí daqui cedo, fui visitá-lo, mas sem avisar.
Se avisasse, teria sido convencido por ele a não ir. Porque não queria que o vissem sofrendo.
Quando perceberam, eu estava batendo na porta.
Foi uma conversa boa, nada de baixo astral, lembramos passagens, falamos de amigos comuns, e rimos muito.
Vi que ele estava resistindo, num esforço hercúleo, mas voltei convencido que a situação não era boa.
Depois, ficamos trocando mensagens. Várias por semana.
Na última, faz uma semana, eu disse que estávamos rezando por sua recuperação e que já tinha assumido compromisso com umas três "promessas".
Ele respondeu: "pode assumir que eu vou pagar todas".
Ontem, a Kelly Mattos, jornalista da Gaúcha, companheira de microfone do David, que me passava os boletins médicos, advertiu: "situação piorou".
Disse que iria visitá-lo no sábado. Não deu tempo.
David Wagner Coimbra, filho da Dona Diva. Nascido no IAPI, bairro tradicional de Porto Alegre.
Recém formado, veio para Criciúma em 1986. Adorava a cidade.
Dizia que queria voltar a morar aqui.
De tanto ouvir isso do pai, o Bernardo anunciou, na última vez que nos encontramos, que pretendia morar um dia em Criciúma.
David foi um irmão que a vida me deu.
Dos melhores amigos que tive.
Sempre foi o mesmo David. Desde quando chegou na cidade, com poucas peças de roupa, secando as cuecas durante a noite atrás da geladeira, até os tempos em que passou a ser reconhecido como uma das maiores expressões do jornalismo e da literatura do sul do país.
Ele nunca mudou. Jeito simples, sorriso rasgado no rosto, bom papo, divertido, bem humorado. Sempre. Mesmo em momentos dificeis.
Faz um mês, ele fez 60 anos, e escreveu:
"Sessentão. Idoso. Mas, na minha cabeça, tenho outra idade. O corpo anda alquebrado de tanta luta, e na cabeça tenho entre 35 e 45 anos. O espelho confirma isso. Olho-me no espelho e vejo um cara bonitão, grisalho, experiente, com personalidade".
Com David não tinha conversa trivial, do tipo cumprir tabela. Era sempre inteligente, bom padrão.
Lá no Rio Grande os mais próximos sabiam que ele era gremista. Mas, ele nunca se abriu para o público, para consumo externo.
Só que para ver o quanto ele era gremista, quando fizemos um time de jornalistas aqui na cidade, chamado "Abraço", ele ficou responsável por providenciar o "uniforme".
Lá veio ele com 11 camisas do Grêmio.
Dos registros, duas fotos.
Numa delas (que a Janinha mandou), estamos com o pessoal do Jornal da Manhã, década de 90. Ele está com copo na mão e eu ao lado, Arthur no meu colo com a bola na mão.
Na outra (que tenho num quadro do meu escritório), eu e ele estamos indo jogar futebol em Florianópolis. Jornalistas daqui x Jornalista de lá.
David foi importante por ter implantado o jornalismo 24h no rádio de Criciúma, por ter sido editor moderno revolucionário na Zero Hora, cronista super respeitado, autor de mais de uma dezena de livros.
O melhor do David, no entanto, era o cidadão. A persona. O amigo.
Obrigado. Até um dia!
A falta de leitos de UTI pediátrica chamou a atenção da população há algumas semanas, quando 14 crianças esperavam por uma vaga na rede pública. Agora, novas informações mostram que o problema pode ser maior: faltam leitos de terapia intensiva também para os adultos. No editorial desta sexta-feira (27), Adelor Lessa falou sobre o assunto.
Ouça o editorial completo:
A deputada federal criciumense Geovania de Sá foi indicada por unanimidade pelo PSDB e eleita sem disputa para ocupar a terceira secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
A vaga é para uma das principais cadeiras da mesa diretora. Entre as atribuições, estão a concessão de licenças médicas para deputados e a autorização de missões especiais de parlamentares. O mandato seguirá até o final da 56ª legislatura.
A eleição para o cargo foi realizada na sessão do Plenário desta quarta-feira.
É a segunda vez que Geovania de Sá é indicada para estar na direção da Câmara Federal. Em 2019, ela foi eleita suplente da Mesa Diretora. Esteve no cargo no biênio 2019-2020.
Durante reunião com o governador Carlos Moisés, ontem à noite, em Florianópolis, mais de 80 prefeitos do MDB confirmaram apoio à sua reeleição e assinaram documento onde detalham os argumentos para a posição assumida.
Os prefeitos também assinaram documento convocando a execuiva estadual do MDB para tratar do apoio à reeleição de Moisés.
A convocação da executiva tem assinaturas também de dois ex-governadores (Eduardo Moreira e Paulo Afonso) e todos os deputados estaduais, além dos 82 prefeitos que estavam no encontro de ontem à noite.
No documento que assinaram, os prefeitos destacam que "o municipalismo, sempre tão prometido, está se consolidado como uma bem sucedida politica de Estado".
Acrescentam que "pelas finanças do estado estarem saneadas, temos tranquilidade para elaborar projetos com a certeza de que eles serão executados sem demora".
Mais cedo, a direção do MDB se movimentou em sentido contrário e anunciou para o dia 11 o ato de lançamento da candidatura do ex-prefeito Antidio Luneli a governador.
Abaixo, o documento assinado por prefeitos, deputados e ex-governadores convocando a executiva estadual do MDB.
No editorial desta terça-feira (24), Adelor Lessa falou sobre os inúmeros relatos de acidentes na Rodovia Jorge Lacerda, onde morreu o empresário Abrahão Paes Filho no último domingo. Segundo os próprios moradores, o grande problema do local é a iluminação precária.
Ouça o editorial completo desta terça-feira (24):