A semana termina com Luciano Hang em alta na política de Santa Catarina. Ele falaria nesta sexta sobre sua filiação e o cargo que disputará em outubro. Não deu a coletiva mas continuou sendo a pauta, pelas especulações. A tendência de hoje é que ele anuncie filiação ao PP e concorra a senador. Mas o deputado Kennedy Nunes disse que Hang poderá sim ser o candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro.
Pelo que pude apurar, essa possibilidade de vice foi de fato tratada mas hoje é improvável. O mais provável é que ele concorra a senador pelo PP. Enquanto isso, o prefeito João Rodrigues, de Chapecó, tem dado todos os sinais de que renunciará para concorrer a governador, e tem sido muito incentivado. Luciano Hang tem estimulado também o prefeito Clésio Salvaro a renunciar em Criciúma e ser o vice de João Rodrigues. O próprio João disse que seria a chapa dos sonhos ter Salvaro como vice.
Na primeira conversa com Luciano Hang e Clésio Salvaro, o prefeito de Criciúma descartou. Na segunda, mais ou menos, e na terceira deixou no ar com um "será". Mas até agora não há nada concreto de que Salvaro possa renunciar para concorrer a vice-governador. Mas claro que uma chapa com João Rodrigues e Clésio Salvaro seria forte concorrente a estar no segundo turno.
São articulações que continuam até fechar o prazo para renúncias, desincompatibilizações, e depois ficará um prazo para acomodações. Esta semana fecha com Luciano Hang em alta e articulando nos bastidores para ter chapa de governador próxima dele, com João Rodrigues e Clésio Salvaro. É difícil Salvaro renunciar, é mais fácil ele colocar Geovania de Sá como vice de João Rodrigues.
Inferno astral de Moisés
O governador Carlos Moisés termina a semana em inferno astral. Começou a semana com a denúncia, pelo deputado Bruno Souza, do uso da aeronave ambulância do Corpo de Bombeiros para atividades políticas. Veio à tona que o governador também usou essa mesma aeronave para uma viagem de turismo, pessoal, na região de Bonito, no Mato Grosso do Sul. São dois casos que deixam o governador Moisés em situação de desgaste. Isso contradita com o discurso do governador de nova política.
Márcio fica no PL
O ex-prefeito Márcio Búrigo fica no PL. Ele fez uma longa leitura do cenário, ele disse que construiu o PL na região, que a estrutura do partido está comprometida com a sua candidatura. É um nó a menos, uma pergunta a menos a ser feita, é mais uma pergunta respondida na região sobre a eleição de outubro.
Outros assuntos
Lixo não tem perna. Mas fiquei impressionado com a sujeira na Avenida Centenário. Nesta sexta, exageraram. Colocaram um colchão no canteiro da Avenida Centenário no Pinheirinho. Foi jogado lá. Um horror.
Neste domingo teremos a missa de sétimo dia de Walter Dieter, um apaixonado por Criciúma e pela sua gente e seu jeito. A missa será às 18h30min na igreja da Próspera.
E neste sábado o Nomes & Marcas será com a professora Sandra Zanatta Guidi, uma mulher com QI acima da média, quebrou tabus, enfrentou preconceitos, tem uma vida dedicada à educação e esposa de político, mãe de político. Será neste sábado, 11h30min, na Som Maior.
Ouça o comentário no podcast: