Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 17/11/2021 - 18:46 Atualizado em 17/11/2021 - 19:15

Informações positivas para o fim da tarde desta quarta-feira, 17. O estado se prepara para liberar o uso de máscaras e Criciúma registrou leitos de UTI zerados em Criciúma. Outra informação positiva é de que a cantora de Araranguá, Fernanda Lima, já passou algumas etapas do The Voice Brasil e amanhã vai para a fase das batalhas. 

Câmara de Vereadores de Forquilhinha

A vereadora Ivone Minatto (PSD) irá presidir novamente a Câmara de Vereadores de Forquilhinha. É a segunda vez no ano que ela assume o legislativo. O presidente Célio Elias (PT) pediu licença, sem remuneração. 

Infraestrutura do Sul do estado

Conversei hoje pela manhã com o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, que o edital de licitação do Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul, que começa na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e vai até o Rio Galo em Urussanga, vai ser assinado ainda neste ano, em dezembro, e a obra começa no inicio do ano que vem. Esse trecho vai tirar o tráfego pesado e vai agilizar o trânsito na região,

Ainda sobre infraestrutura, obra no Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, já era para ter começado, com máquinsa na pista. Acontece que a empresa que venceu a licitação, de Curutiba, não entregou todos os documentos necessários, por isso não iniciou as obras. Pode ser que tenha que ser chamada a segunda colocada no processo de licitação. 

O futuro político de Bolsonaro

Senador catarinense Jorginho Mello (PL), senador dos mais próximos do presidente Jair Bolsonaro, está participando ativamente das articulações sobre a ida de Bolsonaro para o PL. Com essa ação, há muita movimentação em Santa Catarina também, com políticos migrando para o PL. Hoje teve uma reunião dos presidentes estaduais com o Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido. Jorginho foi o responsável por falar com a imprensa e falar sobre o que foi definido na reunião. Conforme o senador, Valdemar da Costa Neto anunciou carta branca para Bolsonaro. 

"O presidente Valdemar deu carta branca para acertar com o Bolsonaro todas as arestas e possiblidades que tenha em cada canto do Brasil. Então uma reunião muito positiva. O PL sai cada vez mais unido. Evidentemente foi deixado todos os estado falar, um por um. Com a liderança do presidente Valdemar isso está sendo equacionado. Então o partido unanimimente entrega uma procuração ao presidente Valdemar para que ele trate com o presidente Bolsonaro e todos vão receber o presidente de braços abertos", afirmou Jorginho. 

No curso da semana que vem deve resolver isso. As apostas do PL é de que isso se resolve rápido. O que ouvi do proprio Jorginho é de que não deixe esfriar, que o assunto não caia e que isso se resolva rápido. 

Por Adelor Lessa 17/11/2021 - 07:40 Atualizado em 17/11/2021 - 07:41

Foi feita a devida correção de rota, o Criciúma Esporte Clube vai continuar sob comando do presidente Anselmo Freitas.
 
Ele teve liberdade para montar uma equipe, registrou a chapa única no prazo estabelecido e sendo assim, serão formalmente eleitos na reunião do Conselho, no dia 23.
 
Justo e correto! Do limão, se fez a limonada. Agora bola pra frente, é preciso avançar, o momento é para unir.
 
Em 2022 o Criciúma estará grande, seus jogos irão para o Brasil e o mundo. Isso irá dar desdobramentos positivos para cidade e região. 
 
Ouça o áudio completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 16/11/2021 - 18:40 Atualizado em 16/11/2021 - 19:17

Ainda bem que prevaleceu o bom senso nas chapas do Criciúma Esporte Clube. Anselmo registrou a chapa, única. Ainda bem que não seguiu aquela esparrela. 

Criciúma no radar dos políticos

Criciúma está no radar dos políticos que se colocam como candidatos ao governo do estado em 2022. Napoleão Bernardes (PSD) já está na região, Raimundo Colombo (PSD) chega na quinta-feira e ainda na semana passada, esteve Gelson Merísio (PSDB). 

Um caso diferente de Merísio é que ele veio para a região tratar das prévias do PSDB, que ocorrerem no próximo domingo. Ele veio pedir votos para Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. Mas em Criciúma e em Santa Catarina, Leite deve ganhar, mas a tendência é que nacionalmente a prévia seja vitoriosa para João Dória (PSDB), governador de São Paulo. Meríoso, que hoje é o pré-candidato ao governo do estado em 2022 pelo PSDB, tem dito internamente que se Dória ganhar, ele tira a sua candidatura. Com essa ação, os olhos se voltam para Clésio Salvaro. Mas isso é algo que deve ser resolvido na segunda-feira, após as prévias. 

União Brasil em Santa Catarina 

Outra movimentação que ocorre no estado catarinense é sobre o recém criado União Brasil. As informações de bastidores apresentam que internamente o partido está muito bem encaminhado para o ano que vem, com uma união entre o próprio União, o PSD, Republicanos e o Podemos. Essa aliança, se fechada, será o palanque de Sérgio Moro, recém filiado ao Podemos, para concerrer nacionalmente ano que vem. 

Lunelli lidera o MDB no Norte 

E o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, passa a ser o candidato do MDB em Joinville e do Norte do estado. Ontem um encontro macro-regional norte do MDB colocou o Antidio como candidato. Não irá repetir a força que tinha Luiz Henrique da Silveira, mas terá as mesmas credenciais. 

Por Adelor Lessa 16/11/2021 - 07:32 Atualizado em 16/11/2021 - 07:32

Será que o Criciúma está condenado a não ter mais tranquilidade e que seus torcedores não podem ter um momento de felicidade?

Quando se encaminhavam para ser o melhor dos últimos tempos, com a conquista da Série B, jogaram água no Chop e quebram o clima.

Eu sempre disse que o Anselmo Freitas tem crédito para continuar no Criciúma, que seu trabalho foi o melhor, inclusive seu plano de gestão de crise. 

Ele teve coragem e fez mudanças na hora certa. Já era prevista uma movimentação, que tirariam ele da presidência mesmo após o trabalho que ele fez. 

Ofereceram pra ele a posição de “rainha da inglaterra”, mas Anselmo não aceitou, ele fez o que fez porque teve uma boa equipe. Merecia tratamento mais respeitoso.

Ouça o áudio completo na íntegra: 

 

Por Adelor Lessa 12/11/2021 - 19:19 Atualizado em 12/11/2021 - 19:34

O Daniel Freitas deve ir para o PL. O Jorginho Melo quer ele no PL. A situação de Julia Zanatta, o Jorginho está administrando.
Mas o Daniel está avaliando a possibilidade de ir para o PP, inclusive vai falar com o presidente Bolsonaro sobre isso. O partido tem o Valmir Comin candidato  a federal, mas talvez administrar isso, e Comin vai para estadual.

O Décio Lima está em Criciúma, comanda plenária do PT. Teve reunião com Jorge Boeira, que está indo para o PSB para um projeto de montar palanque para o Lula no estado. O Décio Lima, se for candidato, também é palanque para Lula, mas pode ser que se juntem e façam um palanque maior. O Boeira, inclusive, quer o PT junto. Falaram que devem estar juntos, a conversa foi tipo portas abertas. Em princípio continuam conversando. É uma possibilidade de montarem uma frente de esquerda para ter um palanque amplo para o Lula.

Ação do Gaeco em Içara, com poucas informações durante o dia.

Foi na prefeitura, mas não em uma instância da Prefeitura, mas sim de entidade que funciona na prefeitura. 

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira. uma das associações seria de produtores de milho e feijão de Içara. A nota confirma que a ação foi para cumprimento em face de emprego de verbas públicas em entidades entre 2012 e 2016, recursos com uso indevido. Dinheiro que a prefeitura repassou e que entidades teriam aplicado de forma ilegal.

Ao todo, foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Içara dois mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos por integrantes do GAECO Regional de Criciúma, com apoio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Içara e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Por Adelor Lessa 12/11/2021 - 07:24 Atualizado em 12/11/2021 - 07:24

Daqui a pouco todos vamos para a praia. Em síntese, quando se pensa no litoral, só vem coisas boas na cabeça. 

Mas às vezes, surgem umas surpresas e imprevistos. Por exemplo, carro de som que fica gritando na rua, na frente ou perto da sua casa enquanto você quer descansar porque está de férias.

Até mesmo quando vai para a beira mar e ainda tem carros que passam em alta velocidade - achando que está na BR-101 - ou se depara com pessoas colocando músicas altas. 

Em Florianópolis, uma vereadora está fazendo tramitar na Câmara, uma lei que proíbe o uso de caixas de som, alto falantes ou quaisquer outros equipamentos que causem perturbação ao sossego público na praia e seus respectivos  

Por que não ser aplicada para cá, nossa praia? Um dado importante na discussão, apontou que 70% das ligações recebidas pela Polícia Militar são para reclamar da perturbação ao silêncio.

Ouça o áudio completo abaixo: 

Por Adelor Lessa 11/11/2021 - 19:13 Atualizado em 11/11/2021 - 19:21

Sérgio Moro assinou ficha e é candidato a presidente pelo Podemos e se for embalado, bem assessorado, tem condição de se consolidar como o nem Bolsonaro, nem Lula, e consolidar a alternativa de quem não quer os extremos. Vai reforçar o Podemos aqui, fortalecer candidatura do Paulinho Bornhausen ao Senado.

Outro fato importante que interfere aqui é a prévia do PSDB nacional. São três inscritos e a definição é no dia 21.

Se o João Dória for candidato, o Gelson Merísio não será candidato a governador. Se for o Eduardo Leite o escolhido, ele será apoiado pelo Clésio Salvaro e pelo Merísio. A prévia vai definir ou não um candidato a governador. E se o Merísio não for, quem vai? O Salvaro vai aceitar? Ou o partido vai compor com o PSD ou com o MDB?

Jair Bolsonaro assina ficha no PL no dia 22, fazendo um rearranjo no cenário local. Bolsonaristas, ou pelo menos boa parte deles, vão para o PL. De Criciúma não vai o Jessé Lopes, mas não fecha a porta. Vai para o PTB porque tem um bom encaminhamento e quer fazer dobradinha com o Daniel Freitas que vai para o PL.

O Jorginho Mello deve ser o único candidato a governador do Bolsonaro em Santa Catarina.  As coisas vão se definindo lá em cima e interferindo aqui embaixo. 

Nos próximos dias deve definir o destino do Jorge Boeira. Tem dois passos:  encaminhar e administrar a saída do PP e depois a filiação no PSB por onde será candidato a governador.

Por Adelor Lessa 11/11/2021 - 07:28 Atualizado em 11/11/2021 - 07:28

O acesso à Série B, determinou que a semana fosse do Criciúma independe de outros assuntos.
 
A cidade está curtindo a vitória e a região está “contaminada”. Mesmo quem não gosta de futebol, está feliz.
 
O presidente Anselmo Freitas, continua nos braços do torcedor e continua sendo cumprimentado onde passa. Seu trabalho é o melhor modelo de gestão de crise.
 
Ele mudou o jeito de fazer, fez correções de rotas e trocou pessoas. Por isso, o mínimo que ele merece é o direito de continuar. Ele e o seu grupo!
 

Ouça o áudio completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 10/11/2021 - 19:23 Atualizado em 10/11/2021 - 19:26

Dois fatos nacionais que interferem aqui.

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o presidente do PL e confirmou a filiação. Vai se filiar no dia 22. Outra decisão, Sérgio Moro, o comandante da Lava Jato, ex-ministro da Justiça, filiou no Podemos e é candidato a presidente.

Bolsonaro no PL vai fortalecer a candidatura de Jorginho Mello a  governador. No mapa de candidatos a deputado, a Julia Zanatta é candidata e o Daniel Freitas, bolsonarista desde o começo diz que vai onde o Bolsonaro for. O Jorginho Mello já disse que quer todos. O PL está tendo conversa com o Jessé Lopes para ir para o partido. A intenção do Jorginho é levar todos os bolsonaristas.

Tem a Julia a federal, o Márcio Búrigo a estadual. Vai entrar o Daniel, interfere para federal e o Jessé, se entrar, interfere nas candidaturas para estadual. 

Sérgio Moro foi ministro, mas sempre com ar técnico, agora é político. Uma definição que pode ser dada é que ele não é nem Bolsonaro, nem Lula. Quem é Sérgio Moro não vota no Lula e nem casa com Bolsonaro. Moro é um nome respeitado por uma parcela da sociedade. Alguns falam em chapa Moro Mandetta. Ex-ministros de Bolsonaro, hoje contra Bolsonaro. Mandetta é mais político, saiu do governo sem chutar a porta. Moro saiu chutando, denunciando, talvez por falta deste traquejo político.

Fortalece o Podemos em Santa Catarina. O partido passará a ser assediado para chapa majoritária. Pode consolidar o Paulinho Bornhausen a governador ou vice. Vai fortalecer a ex-vereador de Criciúma Camila Nascimento e o Coronel Cosme a deputados. Dividindo palanque com Bolsonaro ganham corpo. 

O ex-presidente Lula está tentando ter o Alckmin como vice, assim ele dá uma guinada para o centro. Em Santa Catarina fortalece quem está colocado nele, O Jorge Boeira vai estar com Lula, basta ver se o PT estará com ele ou vai ter candidato próprio. 
 

Por Adelor Lessa 10/11/2021 - 07:28 Atualizado em 10/11/2021 - 07:28

O carvão do Sul Catarinense e a necessária recuperação ambiental na região nunca foram tão bem tratados pelo Governo de Santa Catarina como agora.

O governador Carlos Moisés, nesta terça-feira, 9, tratou do assunto em uma conferência mundial do clima na Escócia. Diante da tribuna, num discurso oficial, ele cobrou posição da União Europeia.
O objetivo do governador foi que a ONUS seja paga pelo fundo nacional de investimentos. E, ele apontou o problema e trouxe soluções, apontando até mesmo de onde tirar os recursos.

O carvão trouxe muita riqueza para a região, fez Criciúma se tornar a maior cidade do Sul, mas sempre foi tratada como o “patinho feio”.

Ouça o áudio completo na íntegra: 
 

Por Adelor Lessa 10/11/2021 - 06:33 Atualizado em 10/11/2021 - 09:19

Fiquei preocupado com o que ouvi hoje cedo na rádio Som Maior. Mas, depois fiquei mais tranquilo. 

O jornalista Denis Luciano colocou no ar no programa Primeiras do Dia informação sobre a reunião de ontem da bancada federal catarinense que definiu as prioridades para emendas ao Orçamento da União de 2022.

Falou no programa  a deputada federal Carmen Zanotto, enfatizando que o foco é investimento em obras de infraestrutura e listando as rodovias que receberão recursos por emendas. 

No total, a bancada terá direito a 15 emendas, num valor total de r$ 212 milhoes de investimentos.

A deputa citou as seguintes rodovias: 

BRs 282, 280, 470, 163 e a rodovia conhecida como Caminhos da Neves, na Serra.

Não incluiu a BR 285, Serra da Rocinha, em Timbém do Sul.

Acabei de falar na rádio Som Maior com a deputada  Carmen Zanotto.

Ela disse que foi entrevistada no corredor da Câmara dos Deputados e na "correria" esqueceu de citar a BR 285, mas que a rodovia está na lista de prioridades.

Ainda bem!

A deputada disse que os valores das emendas não estão definidos ainda, mas que a BR 285 terá o necessário para sua conclusão. 

Boa notícia. Ótima notícia!

O Orçamento da União montado pelo Governo Federal e enviado ao Congresso Nacional para votação prevê apenas r$ 11 milhões. Não será suficiente para concluir a obra. Vai faltar pelo menos r$ 25 milhões.

Como o Orçamento enviado pelo Governo ao Congresso não prevê o montande necessário, a bancada precisa garantior por emenda o  aporte do restante para a obra não parar de novo em 2022.

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 09/11/2021 - 07:28 Atualizado em 09/11/2021 - 07:28

Na última semana, Criciúma teve ato de vandalismo na Praça do Congresso e Praça Nereu Ramos. Ficaram às escuras, sem a iluminação de Natal.

O ato aconteceu duas vezes na Praça do Congresso em três dias. E, isso fez com que o Poder Público decidisse cercar o local.

Há poucos dias, voluntários da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), fizeram uma caminhada ecológica para recolher resíduos na cidade. Resultado: mais de 600 litros de garrafas descartáveis foram recolhidas!

Faz poucos dias que eu ouvi de uma fonte oficial, que a BR-101 Sul é a rodovia com o maior número de lixos recolhidos.

Quando juntamos a tudo isso, chegamos a conclusão de que a falta de educação, de consciência e respeito, é uma realidade. Mas isso não é a marca do cidadão criciumense. 

Ouça o áudio completo na íntegra: 

Por Adelor Lessa 09/11/2021 - 04:57 Atualizado em 09/11/2021 - 06:26

O deputado Ivan Naatz, PL, colocou fogo do parquinho ao anunciar ontem, lá da Escócia, onde participa na Conferência do Clima, que o presidente Jair Bolsonaro vai se filiar hoje no PL.

O senador Jorginho Mello, presidente estadual do PL, com quem conversei pouco antes das 18h, foi mais cauteloso.

Disse que está tudo muito bem encaminhado, mas não tem nada decidido.

Acrescentou que o assunto está sendo tratado direto por Bolsonaro com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e que só os dois podem falar a respeito.

Mas, o próprio Bolsonaro, falando à CNN, confirmou que está "99% acertado com o PL", e que terá reunião definitiva hoje com Valdemar Costa Neto.

Enquanto isso, a temperatura subiu no PL de Criciúma.

A advogada Julia Zanatta, que foi candidata a prefeita pelo PL em 2020, reagiu pelas redes sociais à possível filiação do deputado federal Daniel Freitas no partido.

Sem citar o nome de Daniel, ela escreveu:

"Independente do partido que Bolsonaro for, o pessoal que se elegeu na onda tem que entender que não terá espaço para todos lá. Alguns vão ter que tomar seu próprio rumo, mesmo apopiando o Presidente. Quem tem mandato teve tempo e poder suficiente para criar seu próprio caminho. Quem não criou foi por falta de capacidade política, então nem preciso comentar mais nada. Essa história de vou fazer o que o Presidente fizer, é pura desculpa para suas incapacidades políticas".

Faz 10 dias, o deputado Daniel Freitas disse no Parlatório, a live que faço toda segunda-feira com Upiara Boschi e Everaldo Silveira, que vai se filiar no partido para onde for o Presidente Bolsonaro e que vai esperar o Presidente se decidir.

Julia Zanatta é candidata a deputada federal pelo PL e Daniel candidato a reeleição.

No estado, o efeito da filiação de Bolsonaro ao PL é o fortalecimento da candidatura do senador Jorginho Mello ao governo do estado.

Ele se firma como candidato de Bolsonaro (e do bolsonarismo), já passando à condição de candidato forte à vaga no segundo turno.

De outro lado, arquiva de vez a possibilidade de candidatura do senador Esperidião Amin ao governo.

Esperidião seria candidato na possibilidade de Bolsonaro se filiar no PP, o que lhe permitiria vinculação direta com ele.

Fora do jogo, Esperidião deve avançar nas conversações para filiar o governador Carlos Moisés, candidato à reeleição.

 

PT com Boeira

O PT de Santa Catarina deve apoiar a candidatura a governador do ex-deputado Jorge Boeira.

A operação para ida do PT ao palanque de Boeira está sendo conduzida do ex-ministro José Dirceu, que esteve no fim de semana em Florianópolis.

Boeira esteve com José Dirceu em Brasília faz 15 dias.

O ex-ministro defende que o PT indique o vice de Boeira e ajude a montar um palanque amplo para candidatura presidencial de Lula no estado.

O ex-deputado Claudio Vignati, presidente estadual do PSB, participou de encontros com José Dirceu no fim de semana, na Capital.

Boeira deve anunciar nos próximos dias sua filiação ao PSB e a decisão de disputar o governo.

 

 

 

 

Por Adelor Lessa 08/11/2021 - 19:20 Atualizado em 08/11/2021 - 19:27

Os alunos do curso de medicina da UFSC de Araranguá tratavam da necessidade de contratação de professores desde o fim do ano passado e falavam que se não fosse a contratação de professores, o curso iria parar no fim deste ano. 

Conversa vai, conversa vem, pediram para os alunos pararem de falar que iam resolver. Chegamos em novembro e o curso que ia parar, parou. Amanhã vai ter reunião com a reitoria da UFSC para tentar encaminhar.

Algumas fases estão paradas. Se falou que iam ser contratados professores, que ia ser transferido professores de Florianópolis, e nada. Foi aberto processo para contratação de professores para 2022 e não para agora.

O curso está parado e o prejuízo aos alunos? Tem alunos de outros estados. Como resolver isso? E se parar o curso, prejuízo para o município de Araranguá. Prometeram e não resolveram. Ouvimos os responsáveis que deram segurança que não ia parar. 

Amanhã tem reunião às 14h e se espera que a reitora venha de Florianópolis com a solução. O curso de Medicina em Araranguá foi uma conquista da cidade e não pode ser tratado com desdém.

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) pegou informação que o Bolsonaro vai filiar no PL amanhã. O deputado que está na Escócia. Provocou um alvoroço porque tem alguns movimentos. A Julia Zanata escreveu logo nas redes sociais que os que foram eleitos na onda tem que buscar o seu caminho. É um recado claro para o deputado Daniel Freitas, porque se o presidente for, ele vai e a Julia é  candidata a deputada federal, esta é uma questão que tem que ser administrada pelo senador Jorginho Mello.

Conversei com o senador hoje e ele disse que o assunto está sendo tratado por ele e pelo presidente nacional,  está adiantado, mas quem vai anunciar é o presidente. Se vai ser amanhã ou semana que vem, é o Bolsonaro que vai dizer.
 

Por Adelor Lessa 08/11/2021 - 07:17 Atualizado em 08/11/2021 - 07:56

A vida ensina que o caminho do sucesso não tem apenas vitórias e conquistas, as derrotas também fazem parte do ensinar.

É preciso aprender com as derrotas e mudar algumas coisas. É assim na vida em qualquer situação, pois tem que saber administrar o desafio no caminho para fazer a melhor escolha.  

O programa Nomes & Marcas que faço todos os sábado, traz história de empreendedores de sucesso que possuem pelo menos uma derrota para aprenderem com ela.

É preciso ter coragem e resiliência para se reerguer. O Criciúma fez isso, teve um ano difícil: de derrotas! Mas aprendeu com ela, identificou causas, fez mudanças no início e no caminho. 

Sacudiu a poeira e deu a volta por cima. O presidente do Criciúma soube tomar as decisões necessárias na hora certa e isso levou a vitória e o sucesso. Permitiu ao torcedor buscar lá no fundo,  aquela alegria.

Ouça o áudio completo abaixo: 

Por Adelor Lessa 05/11/2021 - 19:19 Atualizado em 05/11/2021 - 19:23

Muita gente me pergunta todos os dias sobre o caso do prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier. Chequei agora há pouco e nada de novo, nada mudou. O processo não andou. 

Sessão Solene nesta noite em Forquilhinha homenageia Dom Paulo Evaristo Arns. Uma homenagem justa. Ele nasceu em Forquilhinha quando Forquilhinha pertencia a  Criciúma. Um grande cidadão. Um grande brasileiro.

Poderemos ter uma busca por espaço no PL. Julia Zanatta, que já está no partido, e Daniel Freitas. Não vai dar parceria. Se o Bolsonaro for para o PL, Daniel vai junto. O senador Jorginho Mello, candidato a governador pelo partido, terá que decidir entre os dois. A Julia não fica se o Daniel entrar no PL, os dois candidatos a deputado federal, os dois no mesmo palanque, não vai dar certo.

Se o Bolsonaro for para o PL, o Carlos Moisés vai para o PP. Já teve convite do Esperidião Amin. Isso deve acontecer depois da definição de Bolsonaro. 

Mauro De Nadal assumiu o governo do estado hoje e segue até dia 12. Ele disse que esta pode ser uma aproximação com o governador Carlos Moisés. Mas esta é uma opinião dele. O MDB tem três candidatos a governador e não vão abrir vaga para o Moisés,  no MDB o candidato será um deles.

Eu tenho um gosto amplo na música e gosto muito da Marília Mendonça, sempre gostei e hoje, por coincidência estava ouvindo as melhores dela. Tinha uma voz forte. Letras maravilhosas. E 26 anos, que coisa. Teria uma carreira longa. É uma sexta-feira muito triste. Mais um acidente, mais um desastre aéreo que mata um talento.
 

Por Adelor Lessa 05/11/2021 - 09:15 Atualizado em 05/11/2021 - 09:15

Dom Paulo Evaristo Arns, “criciumense” e Sul Catarinense, teria comemorado 100 anos em 2021. 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, se desloca para Forquilhinha, em homenagem a ele. Trata-se do município que nasceu, que no início, era distrito de Criciúma. 

Teve uma carreira justa e essa celebração dos deputados estaduais é merecida. Isso é respeitar histórias.

Ele resistiu à ditadura, dedicou sua vida para defender os direitos humanos e os mais pobres.

Exalava coragem, mesmo que com sua voz em tom baixo. Morreu em 2016, mas ainda vive pelas suas ideias.

Ouça o áudio completo na íntegra: 
 

Por Adelor Lessa 05/11/2021 - 06:59 Atualizado em 05/11/2021 - 09:12

O PSDB de Criciúma decidiu ontem à noite, em reunião do diretório municipal, apoiar a deputada federal Geovânia de Sá, que será candidata a reeleição, e dar "sinal verde" para as candidaturas a deputado estadual do secretário municipal de saúde, Dóia Guglielmi, e do ex-deputado Dóia Guglielmi.

Havia a expectativa que o diretório pudesse encaminhar uma definição entre Dóia ou Acélio. Não se confirmou. Ficaram os dois. Pelo menos por enquanto.

Foi feita a defesa de um entendimento entre os dois para que fique apenas um candidato por Criciúma.

Mas, uma outra decisão tomada pelo diretório pode encaminhar para isso.

Foi aprovado que os candidatos a deputado estadual do PSDB de Criciúma terão que assumir compromisso de "dobrar" com Geovânia de Sá.

Nos bastidores é dito que o ex-deputado Dóia Guglielmi já tem acordo para fazer "dobradinha" na região com o ex-deputado Gilmar Kanesel, que será candidato a federal pelo PSDB.

 

Por Adelor Lessa 04/11/2021 - 19:17 Atualizado em 04/11/2021 - 19:24

O PSDB de Criciúma faz reunião nesta noite com as principais lideranças como o prefeito Clésio Salvaro e a presidente estadual do partido, Geovania de Sá também deve estar.

A pauta principal será voltada às orientações para as prévias nacionais que definirá o candidato a presidente da República. Um informe da situação e dizem nos bastidores que o Jorge Dória está na frente do Eduardo Leite. As prévias ocorrem no dia 21.

Também será tratada a candidatura a deputado estadual. O presidente da sigla em Criciúma,  Vaguinho Espíndola, vai informar que a comissão cumpriu o seu papel e fechou com os dois candidatos na região carbonífera. Assunto encerrado, falta Criciúma e é aí que está o problema. 

Estava definido que são três candidatos, mas o impasse é que há dois pré-candidatos em Criciúma que não abrem mão: o Acélio Casagrande e o Dóia Guglielmi. Havia a expectativa que se batesse o martelo e se definisse isso hoje, mas a indefinição vai continuar. 

Os dois vão entrar como pré-candidatos e sairão como pré-candidatos.

Definida esta posição, a discussão é se o candidato a ser definido vai dobrar com Geovania? O Dóia tem entendimento com Gilmar Knaesel que deve ser candidato a deputado federal.

Jorge Boeira começa a preparar a saída do Progressistas. Ele deve participar de uma reunião da direção estadual e vai reafirmar que quer ser candidato a governador. No PP tem dois na sua frente: o Esperidião que será candidato se o Bolsonaro entrar no PP ou o Carlos Moisés, que já foi convidado a entrar no partido, caso o Bolsonaro não vá para o Progressistas

O Boeira deve ser candidato a  governador pelo PSB. Se ele conseguir ser candidato, porque anular a possibilidade de segundo turno? E neste caso ele pode precisar do PP, então por que sair chutando a porta? Provável que no fim de novembro, início de dezembro, saia do PP sem traumas e siga seu caminho. É provável que este seja o roteiro.
 

Por Adelor Lessa 04/11/2021 - 07:20 Atualizado em 04/11/2021 - 07:20

Nesta quarta-feira, 4, estou aqui no Centro Cultural Jorge Zanatta, local que irei apresentar o meu programa e por dois motivos.

O primeiro é porque fiquei muito impressionada com o que vi a última vez que vim aqui. O prédio com manutenção adequada e restaurado, com cara de jeito novo.

Lembrando que estava abandonado, com mato crescendo em volta e vizinhos reclamando. Em uma época, uma parte do telhado caiu e ainda houve um incêndio que destruiu a estrutura parcialmente. 

O que foi feito deve ser valorizado e destacado, mas não é só por isso que estou aqui. O segundo motivo é o aniversário de emancipação de Criciúma.

Dia 4 de novembro de 1995 foi quando a lei veio a ser sancionada e Criciúma deixou de ser distrito de Araranguá para ser um município. 

Ouça o áudio completo na íntegra: 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito