O PMDB catarinense depende do desempenho do governo agora comandado por Eduardo Moreira para fazer forte sua candidatura a governador e encaminhar melhor as negociações de alianças.
Mas, se Eduardo tiver bom desempenho no comando no governo até julho, o PMDB não terá como não fazê-lo candidato a reeleição.
Além disso, Eduardo tem maior capacidade de articulação com outros partidos.
O deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, também está no páreo. A rigor, entrou na “fila" antes de Eduardo. Pode ser, no entanto, remanejado para candidatura ao senado.
A duvida no ambiente do PMDB é se Mariani vai assimilar a mudança.
Na semana passada, ele chegou irritado no centro administrativo, sede do governo. Foi direto para o gabinete do governador e “sequestrou" Eduardo para uma conversa reservada, numa outra sala.
Eduardo está apostando todas as suas fichas numa aliança com o PSDB. Oferece vaga de vice e senado (na eleição deste serão candidatos ao senado). Estão conversando.
Pesquisa nova
Instituto IPC fez no fim de semana em Criciúma a primeira pesquisa da campanha eleitoral deste ano para cobertura da radio Som Maior e A Tribuna.
Foi pesquisada a intenção de voto do eleitor criciumense para presidência da república, governado e senador. Os primeiros números serão divulgados hoje.
Pesquisa completa amanhã em A Tribuna.
Atos de campanha
1) Defensores da candidatura de Jair Bolsonaro a presidência da república fizeram mobilização no sábado, em Cocal do Sul.
2) A ex-vereadora Tati Teixeira, candidata a deputada, fez encontro no sábado com 100 filiados do PPS (foto). Estava presente a presidente estadual do partido, deputada Carmem Zanoto.
3) O presidente da câmara de Tubarão, vereador Pepê Colaço, PP, candidato a deputado, fez encontro de apoiadores no sábado, em Gravatal. Participaram o vereador Miri Dagostim, de Criciúma, e a presidente do PP de Içara, Dalvania Cardoso, entre outros políticos da AMREC.
4) A ex-prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a Paulinha, PDT, está na região desde ontem cumprindo roteiro de campanha. Ontem esteve em municiono do vale do Araranguá e hoje estará na AMREC.
Na Avenida
PT e aliados voltaram a ocupar a esquina do Santander e Assembléia, na avenida Centenário, sábado pela manhã, para fazer manifestação a favor de Lula, em defesa de sua liberdade.
Depois, foi feita caminhada pela avenida.
Atenção para escolas
O Observatório Social fez inspeção em 25 escolas da rede municipal de Criciúma (de um total de 72). Pediu no relatório final entregue à secretaria de educação, atenção urgente para três delas - nos bairros Tereza Cristina, Wosocris e Ceará. Duas delas estão com o forro tomado por cupins. A outra foi transferida por causa de um vendaval, faz tres anos, e as obras para reconstrução estão paradas.
Outro dado chama a atenção no relatório do Observatório - das 25 escolas visitadas, apenas 3 tem ginásio de esportes.
Içara - bons números
Números fechados na sexta-feira sobre movimento econômico dos municípios da Amrec apontam que Içara teve crescimento de 16,98% em 2017 comparado com 2016.
Criciuma cresceu 8,62%
Na totalização, AMREC cresce 6,91%, enquanto o estado de Santa Catarina cresceu na média 6,47%.
Sentença em Araranguá
O juiz Gustavo Mottola, de Araranguá, determinou anulação da doação da área no acesso ao Morro dos Conventos e os incentivos fiscais concedidos pelo município à Àkila Industria (inicialmente IBL Liofilização).
Pela decisão, o município tem até o dia 5 de julho para apontar os valores que deixaram de ser pagos em tributos pela Akila/IBL no período.
A sentença foi dada em ação promovida pelo Ministério Público. Cabe recurso da decisão.