O principal movimento na política de Criciúma previsto para a semana é a convenção municipal extraordinária do PP, na quarta-feira, dia 11, que deve eleger diretório e executiva afinados com o prefeito Clesio Salvaro e com a sua candidatura à reeleição.
A chapa para o novo diretório está praticamente montada. Negociações finais serão feitas durante o dia.
Na pratica, a convenção será o desfecho de operação deflagrada pela executiva estadual para encaminhar o PP de Criciúma com Salvaro, depois da desistência do ex-deputado Jorge Boeira de disputar a prefeitura.
O ex-deputado Valmir Comin deve ser o novo presidente por consenso.
O vereador Edson Paiol vai na convenção apenas para se despedir e explicar porque está indo para o PSL.
O vereador Miri Dagostim ficará no partido e a sua reeleição passa a ser a principal missão do “novo PP”.
Mas, como o PP desidratou, por tudo que aconteceu, o prefeito Salvaro já opera nos bastidores para encaminhar novos filiados que disputem eleição para vereador, para garantir votação suficiente para fazer uma legenda, e garantir a reeleição de Miri, um dos seus mais fieis aliados no mandato.
Filiado
O empresário Geovane de Godoi assinou filiação no PL de Forquilhinha ontem à noite.
Agora, está efetivamente no processo e passa a ter sua candidatura a prefeito articulada pelo partido.
A filiação foi feita durante reunião com o coordenador regional do PL, ex-prefeito Márcio Burigo.
O vereador Leandro Loch, ainda no PSDB, estava presente, e deve confirmar sua filiação no PL até sexta-feira.
Toda a operação é comandada pelo vereador Arlei Dondóssola, o primeiro a migrar para o PL.
Vai assumir
O ex-deputado Claudio Vignati só vai anunciar oficialmente amanhã, mas deve assumir a presidência estadual do PSB. Ee fez reunião ontem à noite, em Chapecó, e hoje fará conversas em Florianópolis.
A expectativa é para o rumo que será dado ao partido em relação ao arco de alianças a partir da sua posse.
Em Criciúma, uma dezena de candidatos a vereador filiados ao partido e ligados ao empresário Henrique Salvaro já está com um pé dentro, e outro fora. O ex-deputado Cleiton Salvaro agendou reunião com ele para quarta-feira, na Capital.
Só um
Chamou a atenção o fato de só um vereador do MDB (Paulo Ferrarezi) ter participado do ato de filiação do médico Anibal Dário, candidato do partido a prefeito.
Tita Beloli disse que tinha outro compromisso, Ademir Honorato afirmou que não sabia e Toninho da Imbralit já anunciou migração para o PSDB.
Na sábado à noite, o deputado Luiz Vampiro, o ex-deputado Ronaldo Benedet e o médico Anibal Dário, juntos, telefonaram para o vereador Ademir para fazer apelo “coletivo" para que não saia do partido.