Via de regra, salvo algumas exceções, comemora-se aniversário no dia que está registrado na certidão de nascimento.
Sendo assim, Criciúma "nasceu" num dia 4 de novembro, dia da sanção e publicação da sua lei de emancipação. Que é efetivamente a sua "certidão de nascimento".
A tradição na cidade é comemorar o aniversário no 6 de janeiro, que é uma data estimada para início da colonização. Nenhum reparo quanto a isso.
Mas, não precisa ( e não deve ) ignorar a data oficial de nascimento do municipio.
Foi a partir deste raciocínio que a rádio Som Maior FM passou a fazer a comemoração do aniversário de Criciúma.
A cada ano, vem realizando um concerto na praça Nereu Ramos, aberto ao publico, com a Camerata Florianópolis. Tem sido manhãs memoráveis. Inesquecíveis.
Neste ano, será no próximo sábado, exatamente 4 de novembro, dia do "nascimento" de Criciúma.
Desta vez, no entanto, o concerto será diferenciado. Maior que os outros. Porque terá Camerata e Dazaranha juntos no palco. Não por "invenção" nossa.
Mas, eles (Camerata e Dazaranha) montaram este show e já fizeram algumas apresentações no estado. Tem sido muito elogiado. O público vai à loucura.
Outro fato novo na "festa de aniversário" deste ano é que o governo de Criciúma incorporou a data na sua agenda, no seu calendário.
Para isso, vai fazer o lançamento de obras e inaugurações neste dia. Algumas, no palco, na abertura do concerto.
Enfim, será mais uma manhã de sábado especial, marcante, carregada de energia e cultura.
E a cidade vai assumindo a comemoração do seu aniversário no dia correto do nascimento. Sem prejuízo algum a qualquer outra data do calendário da cidade.