A filiação do advogado Jeferson Monteiro no PSL, e a confirmação de sua candidatura a prefeito, devem ser anunciadas no início da semana.
Na quinta-feira, fim da tarde, o presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiocheti, veio a Criciúma especialmente para se reunir com Jeferson. Falaram por mais de uma hora, deixaram tudo bem encaminhado, Jeferson seguiu para reunião com grupo de aliados e Fábio foi embora.
Na reunião, Jeferson não anunciou nada a respeito, já que dependia da palavra final do governador Carlos Moisés. Mas, estava visivelmente “animado" e “leve”, disseram alguns participantes.
Ele disse apenas que até o inicio da próxima semana terá nova filiação partidária, confirmou que há entendimentos bem adiantados, e disse que não recuou do projeto de ser candidato a prefeito.
Se entrar no PSL, e sair candidato a prefeito, Jeferson será o candidato do governador Moisés.
Ontem, Jeferson e Fabio voltaram a conversar, por telefone.
Jeferson representa para o PSL uma espécie de “pacote pronto”, porque é o candidato a prefeito que o PSL procura, e já vem com uma nominata pronta de candidatos a vereador. A sua volta ao processo é uma espécie de “fogo no parquinho”.
O que pode vir
Várias especulações já são feitas a partir da provável migração de Jeferson para o PSL. Uma delas, é a possibilidade de um entendimento com o PP. Seria desdobramento de aliança que PP de Florianópolis, por Ângela Amin, está discutindo com o PSL.
O PP de Criciúma poderia dar o vice de Jeferson.
Tem que conversar
Deputado estadual Jessé Lopes, bolsonarista de primeira hora, sobre a possibilidade de apoiar a candidatura de Julia Zanata a prefeita: "A Júlia tem tudo para que eu possa apoiá-la. Porém, antes de eu declarar apoio preciso conversar com ela e fazer algumas exigências que ela deverá se comprometer no seu mandato. Não quero lá na frente, depois de apoiá-la, ser um crítico ao trabalho dela. Mas, adianto que nada tem a ver com cargos. Será com relação a gestão mesmo”.
Filiado
O PSD de Criciúma filiou o advogado Daniel Formentin Bonifácio, ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Colonial, suplente de vereador. Ele será candidato a vereador em outubro. Estavam na filiação, deputados Julio Garcia e Ricardo Guidi, e o vice-prefeito Ricardo Fabris.
Vai filiar
Nícola Martins, presidente da Fundação Municipal de Esportes, definiu com o prefeito Clesio Salvaro a sua filiação no PSDB, em ato marcado para segunda-feira. Nícola sai do PL e vai para o PSDB, porque quer estar com Salvaro na campanha, mas principalmente por causa de divergência que teve com Márcio Búrigo em 2016, quando estavam no PP. Nícola tinha candidatura pronta a vereador, e Márcio o tirou da lista. Agora, Márcio passou a comandar o PL de Criciúma e região.
Com Bolsonaro
Depois de filiar no PL e anunciada candidata a prefeita, a advogada Júlia Zanatta sai de cena por 15 dias. Ela e o seu marido, Guilherme Colombo, vão viajar a partir de segunda-feira com o deputado federal Eduardo Bolsonaro e sua esposa.