O deputado criciumense Jessé Lopes, PSL, prepara mais uma iniciativa polêmica, de enfrentamento político com o governador Carlos Moisés, também do PSL. Na semana passada, Jessé colocou uma placa na frente da Casa da Agronômica, residência oficial do governador, colocando o imóvel a venda.
Agora, vai agora encaminhar projeto para a Assembleia autorizar a venda do imóvel. O projeto deverá ser protocolado durante a semana. Depende apenas de alguns ajustes.
Em principio, o objetivo será a revogação de iniciativa anterior, aprovada pela Assembleia, proposta pelo deputado João Amin, PP, que proíbe a venda da Agronômica. A previsão é que o projeto de Jessé seja aprovado sem nenhuma dificuldade na comissão de constituição e justiça, e levado na sequência para aprovação em plenário.
O projeto de Jessé vai autorizar, mas a venda só poderá ser encaminhada por projeto de iniciativa do governador. A Assembleia não tem poder para tomar iniciativa sobre isso.
Será mais uma situação de constrangimento para o governador, resultado do isolamento a que se submeteu.
Na Assembleia, a sua principal base de apoio é a bancada do MDB. Mas, já existem sinais de divisão entre os emedebistas.
Ele não tem maioria em nenhuma das comissões técnicas da Assembleia, perdeu o líder de governo, e na bancada do seu partido, o PSL, dos seis deputados, só tem o apoio de dois. Entre os quatro do PSL que estão rompidos com o governador, o deputado criciumense Jessé Lopes é um deles. Por sinal, foi o primeiro a se afastar.