Nessa decisão do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), de não renunciar e continuar prefeito, abrindo mão da candidatura a vice-governador, não tem certo nem errado. Ele estaria abrindo mão de projetos importantes para Criciúma mas estaria buscando um espaço novo no andar de cima. Estaria colocando a cidade, se o projeto fosse bem sucedido, no núcleo de poder do estado, o que é muito importante.
Mas não errou o prefeito por não ter ido. Ele vai cumprir o que prometeu e ponto. Ele balançou, e admitiu isso na semana passada, quando decidiu avaliar a possibilidade diante do convite feito. Há informações dando conta de que a conversa do fim de semana com o empresário Luciano Hang teria esfriado um pouco o clima. Há outras informações, que Salvaro não trocaria o certo pelo duvidoso, mas ouvi de um prefeito, amigo de Salvaro, que ele não consegue desapegar da prefeitura.
Salvaro vai continuar prefeito. Foi uma ideia que ele mesmo levantou e ele mesmo descartou. Ele tem todo o direito disso, mas renúncia é uma decisão de foro íntimo. Salvaro continuará fazendo um grande trabalho.
Há informações que Salvaro vai tentar emplacar a deputada Geovania de Sá como candidata a vice. É um nome respeitável. Não tem a densidade de Salvaro, não tem a mesma característica mas é um potencial, um agente político da melhor qualidade, primeira linha. Não sabemos se tem interesse, está candidata à reeleição para deputada federal. Mas é uma possibilidade.
Outra chance que surge para a região é o ex-deputado estadual Jorge Boeira, que está entrando no PDT. Se reúne nesta noite com as lideranças do partido e vão acertar detalhes para consolidar Boeira como o candidato do PDT para a majoritária. Ele poderá ser o vice de Décio Lima ou candidato a senador se a frente for com Dário Berger governador e Décio Lima vice. Sem Salvaro nem Geovania, a região pode ter Boeira na majoritária. Claro que são espectros diferentes, com Boeira ligado à esquerda mas com trânsito no centro. Agora, novas possibilidades passam a ser estudadas.
Com Salvaro fora, João Rodrigues também deve ficar fora e não há mais convicção se Luciano Hang será candidato. Teve o movimento #FicaSalvaro mais a enquete na família Salvaro, tudo isso pode ter pesado, mas não seria decisivo para uma tomada de decisão tão importante. Salvaro não se sentiu seguro para trocar o certo pelo duvidoso.
O MDB na região
O MDB trata das suas pré-candidaturas em Criciúma para deputado estadual, depois da saída do circuito do ex-governador Eduardo Moreira. Os nomes do Dr. Aníbal Dário e do presidente do MDB criciumense, Rodrigo Duzzioni, o Ganso, já estavam colocados. A novidade foi a inclusão na lista do nome do vereador Paulo Ferrarezi.
E há outro nome sendo avaliado: o do secretário de Turismo e vereador de Balneário Rincão, Juninho Venturini. Ele está pensando no assunto.
Ouça o comentário no podcast: