Nos bastidores da prefeitura de Criciúma é dado como certo que o vereador Arleu da Silveira, PSDB, assumirá função estratégica no governo do prefeito Clesio Salvaro, PSDB, depois que deixar a presidência da Câmara, no início de 2022.
Primeiro, porque ele é o candidato preferencial do prefeito Salvaro para a sua sucessão em 2024 e o entendimento é que se ele estiver no governo vai ajudar na sua "caminhada".
Depois, porque a saúde é uma secretaria que dá exposição externa e tem capilaridade em todo o município.
Arleu já foi secretário geral e secretário de governo em mandatos passados do prefeito Salvaro. Mas, são funções de operação interna, dentro do governo, o que não é suficiente para quem tem projeto eleitoral majoritário.
A ida de Arleu para a saúde, no entanto, depende da confirmação da candidatura do secretário Acélio Casagrande a deputado estadual pelo PSDB.
Ele é o candidato preferido dos integrantes do governo do prefeito Salvaro, mas disputa no partido a indicação para candidato com o ex-deputado Dóia Guglielmi.
O PSDB deu prazo até hoje, fim da tarde, para que aos dois, Acélio e Dóia, tentem um acordo para definição de um deles como candidato.
Se não tiver entendimento, o comando do PSDB vai marcar disputa no voto para os próximos 10 dias.
Vão votar os representantes dos diretórios do partido na região.
Os coordenadores de Márcio
O ex-prefeito Márcio Búrigo, PL, definiu os cinco integrantes da sua Coordenação para campanha de deputado estadual.
Dois são ligados ao empresário Henrique Salvaro - Cleiton Salvaro, ex-deputado, e Cleber Sonicler.
Henrique Salvaro, tio do prefeito Clesio Salvaro, presidente de honra e fundador do PSDB de Criciúma, anunciou apoio à Márcio Burigo no início da semana.
Os outros são Henrique Guglielmi, ex-vereador de Içara, Gelson Fernandes, ex-prefeito de Criciúma, e Ademir Honorato, ex-vereador de Criciúma, presidente municipal do PL.
Os candidatos do MDB
O MDB de Criciúma terá reunião do diretório hoje, 19h. Na pauta, candidaturas a deputado estadual e federal.
O encaminhamento é para confirmação das candidaturas do deputado e secretário de estado Luiz Fernando Vampiro a deputado federal e o médico Anibal Dário a deputado estadual.
Mas, há nos bastidores a expectativa de apresentação de uma segunda candidatura a deputado estadual.