Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

As pautas de desenvolvimento para a região

Plano de Acic e CDL para os candidatos, a agenda dos concorrentes ao Governo e outras da coluna

Por Adelor Lessa 17/08/2018 - 06:50

Um plano de desenvolvimento regional está entre as prioridades elencadas pela ACIC e CDL e faz parte da campanha Do Sul pelo Sul, apresentada ontem, e que quer conscientizar a população sobre a importância do voto regional. Os primeiros passos já foram dados e reuniões para apresentação ao Governo do Estado iniciaram, uma das possibilidades é que a SCPar, que administra o Porto de Imbituba, possa entrar nessa parceria, já que o crescimento da região interessa ao porto. Esse plano é fundamental para que a região construa um futuro de desenvolvimento embasado, que encontre um caminho e que não precise mais exportar mão de obra qualificada, mas que possa acolher esses profissionais aqui. A Inovação parece ser a grande alternativa, mas para isso é preciso que não só as entidades privadas entrem na causa, é preciso que os agentes políticos comprem essa briga para si e que cobrem que o próximo governador de Santa Catarina esteja realmente comprometido com o Sul do Estado.
Está aí a importância da campanha lançada pela ACIC e CDL. Os candidatos serão chamados, as pautas apresentadas e as cobranças serão feitas no próximo ano.
Além do plano de desenvolvimento regional com metodologia de implantação, serão cobrados a estadualização do Hospital Materno Infantil Santa Catarina; construção do Centro de Inovação de Criciúma, implantação de uma política de apoio à atração de novas empresas; criação da Região Metropolitana Carbonífera; fixação da barragem do Rio Araranguá; integração do sistema modal: ferrovias, rodovias e marítimo; conclusão e duplicação do Anel de Contorno Viário de Criciúma; ampliação de rotas internacionais no Porto de Imbituba; revitalização das rodovias Jorge Lacerda e Luiz Rosso;
Todas as áreas são essenciais, mas somente com desenvolvimento é que se pode melhorar a saúde, a educação e a infraestrutura, é que se pode gerar emprego e melhorar a qualidade de vida. Tudo parte deste princípio.

No início

Diomício Vidal, vice-presidente da Fiesc para o Sul do Estado, presente no encontro de lançamento da campanha Do Sul para o Sul, lembrou que a ACIC já cumpriu importante papel na industrialização de Criciúma. Quando em 1975 se percebeu que o setor carbonífero poderia entrar em crise, se realizou uma reunião, na antiga sede, e teve o início do investimento no setor plástico com Jorge Zanatta.

Pelo Sul

A campanha começou e os candidatos foram para as ruas. O candidato ao Governo Gelson Merisio (PSD), a vice João Paulo Kleinübing (DEM) e ao Senado Raimundo Colombo (PSD) e Esperidião Amin (PP) seguiram pelo Sul do Estado, estiveram em Braço do Norte (foto), e depois, subiram a serra em direção a Urubici e São Joaquim.

Florianópolis

O time do candidato do PSOL ao cargo de governador, Leonel Camasão, escolheu o Ticen, em Florianópolis, para realizar panfletagem (foto). Os candidatos ao Senado, Pedro Cabral e Antônio também participaram.

Norte e Oeste

O candidato ao Governo Mauro Mariani (MDB) e ao Senado Paulo Bauer (PSDB) iniciaram a campanha por Joinville (foto). No início da manhã, o candidato a vice Napoleão Bernardes (PSDB) acompanhou uma visita ao prefeito da cidade, Udo Döehler (MDB). Já Jorginho Mello (PR), candidato ao Senado, esteve em Joaçaba, sua base eleitoral.

Na Fecesc

A campanha de Décio Lima (PT) ao Governo do Estado iniciou com encontro na Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecesc), em Florianópolis. Ele estava acompanhado dos candidatos ao Senado, Ideli Salvatti e Lédio Rosa.  

Evandro Scaini 

Após a negativa do PSD estadual em registrar a candidatura de Evandro Scaini, ex-prefeito de Balneário Arroio do Silva, o ato foi oficializado pelo presidente do Diretório de Araranguá Professor Tainha e pelo vice-presidente do Diretório do PSD de Arroio do Silva, Sérgio Panatta. O registro foi feito ontem e já consta no site oficial de divulgação de candidaturas.

Interina: Francieli Oliveira

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito