O principal fato na política da região nesta sexta-feira foi a eleição para presidência da Câmara de Vereadores de Içara.
O vereador Max Luiz, do PL (de camisa branca), partido que integra a base de apoio da prefeita Dalvânia Cardoso, PP, abriu dissidência, fez composição com a opoisção e foi eleito presidente.
O PL de Içara tem dois grupos. Um grupo ligado ao deputado Daniel Freitas, e o outro à deputada eleita Julia Zanatta.
Max é do time de Julia, que está afastado do governo de Dalvânia.
Vereadores do MDB e PSD, oposição à Dalvânia na campanha e no mandato, firmaram acordo com Max e formaram bloco de oito votos, maioria na Câmara, que tem 15 vereadores.
A sessão da Câmara para eleição do presidente e demais integrantes da mesa diretora começou 19h e o voto foi secreto.
No final na apuração, Max foi eleito por 8 x 7, confirmando o acordo MDB, PSD e Max, do PL.
A mesa diretora ficou assim constituída:
Max Luiz - presidente;
Pedro Mazzucheti - vice;
Adilson Bertan - segundo vice;
Cisquinho - secretário;
Polakinho - segundo secretário.
As negociações foram encaminhadas durante a semana, e hoje à tarde os oito vereadores se reuniram junto com aliados e dirigentes partidários.
Minutos antes da sessão da Câmara para eleição do presidente, distribuíram nota confirmando o acordo e anunciando que Max deveria ser eleito, e disparando contra a Prefeita.
A nota conclui projetando desdobramento do episódio na eleição municipal de 2024.
Abaixo, a nota:
"O vereador Max Luiz do PL deve ser alçado a condição de Presidente da câmara de vereadores de Içara nesta noite, apoiado pelo MDB e PSD. Em acordo firmado no dia de hoje, dia da votação, resultado de muita conversa nos últimos dias entre as lideranças dos partidos envolvidos, os 7 votos fechados, do MDB e PSD, juntamente com o voto do vereador do PL o elegerão presidente.
A falta de habilidade política e de comunicação do governo municipal com a base, fez o vereador Max Luiz, migrar da situação para o bloco de oposição, que a partir de 2023 será maioria no legislativo municipal. Derrota significativa e preocupante para a Prefeita Progressista Dalvânia Cardoso.
A sintonia entre os pares, resultará em um trabalho forte em favor da cidade de Içara, e muito provavelmente na união das forças para eleição de 2024. Ponto para oposição, que confirmando o resultado previsto, se fortalece muito para o pleito municipal que se avizinha".