O secretário da fazenda do estado, Cleverson Siewert, ouviu pedidos de medidas compensatórias e apoio para industrias cerâmicas em duas reuniões com empresários de Criciúma e região na quinta-feira à noite.
A primeira reunião foi na Acic, início da noite, com a diretoria, empresários e representantes de entidades do setor produtivo.
O secretário ouviu do representante da Associação Nacional de Revestimentos Cerâmicos, Manfredo Gouveia, que é preciso rever o contrato de concessão do gas, por causa do preço muito elevado da tarifa. "Se não for feito isso rapidamente, Santa Catarina corre o risco de perder uma de suas principais matrizes econômicas", alertou.
Mais tarde, Siewert participou de um jantar organizado pelo empresário Olvacir Bez Fontana, com outro grupo de empresários da região.
O prefeito Fernando de Faveri, de Cocal do Sul, onde está instalada a Eliane Revestimentos Cerâmicos, pediu ao Secretário a isenção de impostos para as indústrias cerâmicas, pelo menos por um período, até que seja feita alguma negociação para redução do preço do gás natural.
O gás natural é combustivel usado por todas as cerâmicas e a tarifa de Santa Catarina é a maior do país.
O secretário falou sobre oportunidades e perspectivas para o desenvolvimento de Santa Catarina, e números detalhados da economia da região, comparando com o restante do estado.