Dois confrontos diretos chamaram a atenção no debate entre candidatos ao Senado realizado hoje pela manhã pela rádio Som Maior.
Dário Berger (PSB) x Jorge Seif (PL) , e Afrânio Boppre (PSOL) x Dário Berger (PSB).
Dário e Seif representam a polarização nacional das campanhas de Lula e Bolsonaro, então o enfrentamento já estava na previsão.
Seif pediu opinião sobre a sua gestão na secretaria de pesca, e Dário fez criticas pesadas, disse que ele foi autoritário e colocou a Policia Federal "em cima" dos pescadores.
O que surpreendeu foi o confronto Afrânio e Dário, que integram a Frente de Esquerda e estão habitando o "palanque" de Lula.
Surpreendeu principalmente pelo "conteúdo". Afrânio bateu pesado, lembrando que Dário votou no impeachment de Dilma e que não representa a esquerda.
Dário é o candidato aprovado pelos partiddos da Frente, inclusive com estímulo de Lula e Alckimin.
Afrânio está na Frente, mas é candidato avulso ao senado.
O debate, no entanto, foi muito além destes confrontos.
Foi o primeiro debate entre candidaros ao Senado na eleição deste ano.
Foi um debate produtivo, de questionamentos diretos, e de bom conteúdo.
Hilda Deola (PDT), estreante em debates, teve bom desempenho e soube ocupar seu espaço no debate, sabendo se posicionar em oposição ao Governo Bolsonaro, mas não se alinhando à Lula.
Jorge Seif (PL), também estreante em debates, explorou a sua condição de "candidato de Bolsonaro" e fez a defesa do seu trabalho na secretaria nacional de pesca e do governo.
Kennedy Nunes (PTB) focou muito no enfrentamento aos ministros do STF, e na defesa de mudança de leis para punição de infratores.
Luiz Barbosa (NOVO) procurou se colocar diferente de todos, enfatizando que não usa, e ninguém do seu partido usa, Fundos Eleitoral e Partidário.
Celso Maldaner (MDB) explorou sua trajetória sem ter sido processado, e lembrou varias vezes o seu irmão, Casildo.
O candidato Raimundo Colombo, apesar de convidado, não participou. Informou que não pretende participar de debates, o que é lamentável.
Abaixo, a gravação do debate.