A pesquisa do Instituto IPC no município de Içara, exclusiva para rádio Som Maior e portal 4oito, divulgada hoje, confirma a liderança absoluta da principal líder de oposição, Dalvânia Cardoso, PP.
Ela está em primeiro, e com folga, em todos os cenários.
Dalvânia vai de 37% das intenções de voto (quando o cenário considera seis candidatos) até 51,4% (quando só tem um adversário).
Pesquisa não é antecipação de resultado, é fotografia de momento. Mas, pelos números do IPC, Dalvânia pode ser tratada como "favorita".
Quem imagina vencer a eleição em Içara terá que definir estratégias para, antes de tudo, reverter uma tendência que hoje é favorável para ela.
A segunda informação importante da pesquisa é que o segundo colocado é Alex Michels, PSD. Não é Arnaldinho Lodeti, MDB, partido do atual governo da cidade (apesar de não ser o candidato do prefeito Murialdo Gastaldon).
Pela pesquisa, Alex se mostra efetivamente competitivo. E Arnaldinho tem que se reinventar urgentemente.
O primeiro reflexo da pesquisa é que uma parcela do PL, liderada pelo vereador Toninho de Mello, passou a admitir um acordo com o PSD para montagem de chapa com Alex Michels para prefeito.
Importante: Toninho ficou em terceiro na pesquisa.
A "pedra" no caminho para o movimento que passou a ser feito pelo grupo de Toninho é que o comando do PL, leia-se Márcio Búrigo, Pedro Paulo e Adilton Tramontin, já fechou acordo com Dalvânia, e busca indicar o vice na sua chapa.
De qualquer forma, Alex fica credenciado para seguir no projeto de "terceira via". Ainda mais se consseguir atrair PL e PDT.
Mas, setores do PSD admitem compor com Dalvânia, desde que Alex seja vice.
De outro lado, Arnaldinho e MDB precisam de aliados. Urgentemente. Para começar a virar o jogo.
Continuam insistindo no PSD. Oferecem vaga de vice na chapa. E o PSD dá de ombros.
Na real, o primeiro aliado importante que Arnaldinho e o MDB tem que "conquistar" é o prefeito Murialdo. Que está longe do candidato e da campanha.
Murialdo continua defendendo que a retirada da candidatura de Arnaldinho.
Ele quer que o partido passe a apoiar Alex, e indique o vice.
Só que Murialdo não tem o controle do partido, nem maioria no diretório. Por isso, o seu candidato perdeu a disputa inerna que deficniu o candidato a prefeito.
Os números da pesquisa:
Estimulada 1
Dalvania Cardoso/PP - 37,0%
Alex Michels/PSD - 19,2%
Toninho de Mello/PL - 13,2%
Arnaldinho Lodeti/MDB - 11,8%
Agenor Bombeiro/PSL - 6,6%
Lauro Nogueira/PT - 3,2%
Não sabe - 4,8%
Nenhum - 4,2%
Estimulada 2
Dalvânia Cardoso - 40,06%
Alex Michels - 23%
Arnaldinho Lodeti - 12,6%
Não sabe - 15,6%
Nenhum - 8,2%
Estimulada 3
Dalvânia - 51,4%
Arnaldinho Lodeti - 16,5%
Não sabe - 17,4%
Nenhum - 14,6%
P