Eduardo Moreira foi na prefeitura para incentivar o prefeito Clesio Salvaro a disputar a eleição de 2022 para governador ou vice.
Disse que o prefeito está no seu melhor momento, é reconhecido no estado como maior liderança política do sul, e que não deve perder a oportunidade.
O próprio Eduardo confirmou a conversa na Som Maior hoje cedo.
A iniciativa do ex-governador chama a atenção e se configura como fato politico relevante por dois motivos.
Primeiro, porque são de partidos diferentes. Eduardo é do MDB, Clesio do PSDB.
Mas, principalmente pelo passado entre eles, marcado por tiroteios verbais.
Uma década atrás, seria absolutamente inimaginável uma conversa do tipo entre eles.
Mas, Eduardo dá demonstração de elevado espírito público ao tomar a iniciativa de procurar o prefeito para esse tipo de conversa, e os dois passam para o público (e os eleitores) que enterraram o passado de brigas.
Para a região, é importante.
A sinalização para um entendimento entre adversários por uma candidatura majoritária da região faz mais viável a possibilidade de voltar ao núcleo de poder do estado.
Na Som Maior, hoje, Eduardo falou sobre isso (a importância de volta ao núcleo de poder), e lembrou de obras e ácões que a cidade teve nos seus tempos de vice-governador, e de representantes da região que levou para o governo.
"Todos reconhecem que o Clesio é hoje a principal força política do sul. É o momento dele, e ele não deve deixar passar em branco", disse.
Eduardo está encaminhando sua candidatura a deputado estadual, garantiu que o MDB terá candidato a governador, que será definido em prévias entre Dario Berger e Antidio Luneli. "Eu defendo o Dário, mas sou amigo do Antidio, e se o partido se definir por ele, será o meu candidato", acrescentou.
Bem recebido
Eduardo disse na entrevista que o governador Carlos Moisés será bem recebido no MDB, se decidir se filiar.
Mas, garantiu que não existem conversações em andamento para isso.
"Ele está tratando bem o MDB, mantêm boas relações com deputados e prefeitos, e me liga de vez em quando para trocar idéias. Se ele decidir entrar no MDB tenho convicção que será bem recebido, sim". afirmou.
Abaixo, a entrevista na íntegra que Upiara Boschi e eu fizemos hoje na Som Maior com Eduardo Moreira.