A Câmara de vereadores de Tubarão definiu ontem à noite a data da eleição para prefeito, que cumprirá mandato tampão até dezembro de 2024. Ao mesmo tempo, estabeleceu as regras que terão que ser seguidas.
A eleição será no dia 7 de agosto, e qualquer cidadão com domicílio eleitoral em Tubarão, maior de 21 anos, e filiado a algum partido, poderá se candidatar.
As chapas com candidatos a prefeito e vice terão que ser inscritas até 72 horas antes da eleição. A partir da inscrição corre prazo de 48 horas para pedidos de impugnações.
A eleição terá que ser feita porque o prefeito Joares Ponticelli e o vice, Caio Tokarski, renunciaram na semana passada.
Como já passou metade do mandato, a eleição será indireta, pelos 15 vereadores da cidade.
Nos bastidores, intensas articulações para a eleição.
Três nomes são muito citados para eleição. Gelson Bento (PP), presidente da Câmara e hoje prefeito interino, e Jairo Cascaes (PSD), presidente da Câmara em exercício, que representam o grupo político que apoiou Ponticelli, e José Tancredo (MDB), candidato de oposição.
O deputado Estener Soratto Junior, secretário de Estado da Casa Civil, está operando nos bastidores a favor de Tancredo.
No PP já foi registrado um racha. Um vereador anunciou que não vota em Bento.