Na terceira pesquisa exclusiva do Instituto IPC para a rádio Som Maior e o portal 4oito, um quadro diferente de Criciúma e Içara. Forquilhinha tem dois candidatos próximos na liderança, e dois próximos na seqüência, embora descolados dos líderes.
Em Criciuma, a pesquisa mostrou o prefeito Salvaro, PSDB, disparado com folga enorme na frente de todos os outros (ele tem mais de 70%, enquanto que o segundo não faz 10%).
Em Içara, Dalvania Cardoso, PP, líder da oposição, tem posição confortável na liderança. O concorrente que chega mais próximo, Alex Michels, PSD, tem praticamente a metade.
Já em Forquilhinha, Lei Alexandre, PP, lidera em todos os cenários. O segundo, também em todos os cenários é Neguinho, PSD. A diferença entre os dois varia entre 4% e 6,2%. A rigor, estão empatados técnicamente, já que a margem de erro máxima admitida é 4,3%.
Os dois são conhecidos, de longa carreira política. Lei foi prefeito duas vezes e vereador. Neguinho foi vice-prefeito e disputou a prefeito nas ultimas campanhas.
Depois deles aparecem Maciel da Soler, PDT, e Giovani de Godoi, PL.
Maciel chega a 15,2% em uma simulação, Giovani bate 13,8% em outra.
Os dois estão descolados dos líderes, mas são competitivos.
A eleição em Forquilhinha, pelos números apresentados na pesquisa do IPC, vai depender muito das composições.
Quem montar melhor a chapa, pode levar a eleição.
No momento, há conversações entre os quatro para possiveis alianças.
Sempre lembrando que pesquisa é fotografia de momento, não é antecipação de resultado.
Os números
A pesquisa espontânea apontou um alto índice de eleitores indecisos em Forquilhinha: 52% responderam que não sabem em quem votar. Lei Alexandre foi lembrado por 14,0%. José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, teve 12,0% das menções. Giovane de Godoi foi citado por 5,8% dos eleitores.
Maciel da Soler teve 4,4% das intenções; o atual prefeito Dimas Kammer teve 3%; o atual vice-prefeito Félix Hobold apareceu com 2,8%. Foram citados, ainda, Juliano Arns (1,4%), Carlos Nola (0,8%) e Paulo Hoepers (0,4%). A resposta "nenhum candidato" foi dada por 3,4% dos entrevistados.
A primeira estimulada
No primeiro cenário de pesquisa estimulada proposto pelo IPC, o ex-prefeito Lei Alexandre (PP) lidera com 29,4% das intenções de voto. José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), tem 24,6%. O vereador Maciel da Soler (PDT) é lembrado por 13,6% dos entrevistados, e o empresário Giovane de Godoi (PL) teve a preferência de 11,0%.
O vice-prefeito Félix Hobold (PT) alcançou 5,4%. Carlos Nola (PSL) teve 4,0% das intençoes, e Juliano Arns (Podemos) apareceu com 1,4%. Os eleitores que não sabem somam 7,2% e os que não votam em nenhum dos candidatos citados são 3,4%.
Segunda estimulada
Lei Alexandre lidera também no segundo cenário, com 29,6%. José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, pontua com 25,6%. Maciel da Soler alcançou 14,2% e Giovane de Godoi chegou a 11,8%. Félix Hobold chegou a 6,4%. Os que não sabem são 8% e os que não votam em nenhum dos candidatos, 4,4%.
Terceiro cenário
Com 33,6%, Lei Alexandre desponta no terceiro cenário, seguido por Neguinho com 27,4% e Giovane de Godoi chega a 13,8%. Os que não sabem são 12,8% e os que não votam em nenhum dos candidatos, 12,4%.
Quarta estimulada
A pesquisa IPC/Som Maior/4oito apresentou um quarto cenário de pesquisa estimulada. Nele , Lei Alexandre tem 32,0% e Neguinho soma 27,2%. Maciel da Soler tem 15,2%. Os que não sabem são 14,0% e os que não votam em nenhum dos concorrentes, 11,6%.