A Secretaria da Infraestrutura do estado e a SCPAR deram o primeiro passo hoje para conceder o Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna à iniciativa privada.
Foi assinado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Aeroporto dentro do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SC).
De acordo com o secretário executivo de Parcerias Público Privadas da SCPar, Ramiro Zinder, o processo de elaboração do PMI será realizado para o recebimento de estudos técnicos, econômicos, ambientais e jurídicos para a estruturação do projeto de concessão. “Após a análise desses estudos vamos conseguir um embasamento para a preparação do edital de licitação”, comentou.
O Chamamento Público será divulgado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira. Os interessados poderão se inscrever por meio do email: [email protected], até o dia 5 de abril. O edital estará disponível no site www.ppi.sc.gov.br.
“A retomada e o fortalecimento da aviação regional são compromissos do Governo do Estado. Em pouco tempo, certificamos a operação do Aeroporto Regional do Planalto Serrano em Correia Pinto; contribuímos para a concessão do Aeroporto Regional de Chapecó; e, agora, lançamos o primeiro passo para a concessão do Aeroporto Regional Sul. São muitos avanços em pouco tempo”, destacou o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira.
Acesso ao Aeroporto
Já estão em andamento os trabalhos de pavimentação do acesso ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. A obra é executada por um convênio do Estado com o município de Jaguaruna, o que, de acordo com o secretário da Infraestrutura e Mobilidade foi fundamental para o andamento do projeto.
“Estado e municípios têm trabalhado juntos pelo desenvolvimento da região e a parceria tem sido benéfica para todos. Essa obra é importantíssima para o desenvolvimento do Sul de SC, já que potencializa o crescimento do aeroporto”, explica Vieira.
Inicialmente estão sendo asfaltados os três primeiros quilômetros do trecho. Ao todo, são 8 quilômetros de extensão, da rótula de acesso ao aeroporto até a Rua Manoel Cruz, no Centro de Jaguaruna. O valor de investimento será de R$ 8,9 milhões. A previsão é que a obra seja concluída em 2022.