O ministro Renan Filho, da Infraestrutura, falou hoje em Palhoça que vai encaminhar uma discussão com Santa Catarina sobre a execução do projeto do túnelo do Morro dos Cavalos, na BR-101.
Em princípio, duas possibilidades aventadas: estender o contrato com a empresa concessionária do trecho da BR-101, a Arteris Litoral Sul, e aumentar da tarifa de pedágio.
Neste caso, a concessionária executaria o projeto.
Mas o ministro destacou que pretende discutir o assunto com Santa Catarina, pelo Governo do Estado, autoridades, entidades e, provavelmente, audiências públicas.
O projeto do túnel do Morro dos Cavalos foi orçado em R$ 770 milhões quando foi feito. Hoje, atualizando valores, deve passar de R$ 1 bilhão.
Renan Filho está em Santa Catarina desde ontem à noite para dois eventos oficiais que já estavam marcados. Inauguração de um ponto de parada e descanso na BR-101, em Palhoça, e de um viaduto em Navegantes.
Na próxima semana, o ministro vai se reunir com o Fórum Parlamentar Catarinense para tratar em detalhes dos encaminhamentos para a obra.
O tunel do Morro dos Cavalos voltou à pauta depois dos deslizamentos no Morro dos Cavalos, no sábado, que interditaram a BR-101, e obrigaram uso de rotas alternativas, inclusive pela área rural, que fizeram uma viagem entre Criciúma e Florianópolis demorar até 12 horas. Em condições normais, demora duas horas e meia.